Casquinhas de laranja



Se tiver que fazer uma lista de snacks viciantes, este é um deles. Sempro me lembro de comer as da minha avó e de ansiar por que ela repetisse a receita, já que voavam em três tempos! Agora que está mesmo muito velhota, já não o arranja coragem para estas andanças.


Não que sejam difíceis de fazer, mas requerem alguma paciência, que já não abunda, compreensivelmente, aos 86 anos.


Nunca as tinha feito, mas como precisei delas para outra receita que será publicada em breve, resolvi meter as mãos à obra. Não tem nada que saber. Com um descascador de legumes, cortar o vidrado da casca de uma laranja, evitando ao máximo a parte branca do interior. Se ficar alguma, raspar com uma faca. Esta parte é importante para não amargar. Cortar em juliana muito fina. Entretanto, colocar um tacho com água ao lume. Quando levantar fervura, deitar as casquinhas e deixar ferver durante cerca de 30 segundos. Escorrer. Ferver mais um pouco de água e repetir o processo mais uma ou duas vezes, conforme a espessura das casquinhas e sempre com águas diferentes. Escorrer bem e secar ligeiramente com um papel de cozinha. Numa taça, misturá-las com açúcar branco (cerca de duas colheres de sopa). Aquecer bem uma frigideira e deitar a mistura, separando bem as casquinhas. Deixar o açúcar borbulhar e retirar do lume antes de ficar em caramelo. Deitar na pedra ou numa tábua e separar com um garfo, até as casquinhas arrefecerem e ficarem soltas e com o mínimo de grumos de açúcar possível.

Comentários

  1. Olá Susana!!!
    Além de ser um snack delicioso, fica lindo para usar como decoração de sobremesas!!!
    Beijos e ótimo dia pra ti! =)

    ResponderEliminar
  2. Coisa boa :) Ficaram lindas e já estou a pensar em combiná-las com carne para ter contraste cítrico ou num bolinho de chocolate, por exemplo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares