Cupcakes merengados de limão e pistácio


Porque é que fiz o curd de limão que publiquei ontem? Para fazer os cupcakes que trago para a edição de Junho do Dia um... na cozinha, dedicada precisamente a esse tema.


A Catarina é doida por cupcakes e devora-os num instante, por isso evito fazê-los. Quando os faço, limito-me à receita básica de ovos-farinha-açúcar-leite-baunilha com cobertura de creme de manteiga. A cobertura fica ligeiramente manhosa porque ponho sempre menos açúcar do que devia no creme e também porque sou uma perfeita naba com o saco de pasteleiro.


Para aqui, tinha que inventar algo novo. Peguei então num dos  meus bolos de limão favoritos, troquei-lhe as amêndoas por pistácios salgados e transformei-os em muffins. Abri-lhes um buraco com o descaroçador de maçãs, recheei-os com o lemon curd e fiz um merengue firme e açucarado, mais com consistência do suspiro leve do que a habitual das tartes de limão.


O resultado? Um fantástico equilíbrio entre o ácido do limão, o doce do merengue e o crocante ligeiro do bolo. Se vou repeti-los muitas vezes? Julgo que não, quero continuar a ter uma filhota elegante e saudável...


Nota: o meu forno maluco queimou alguns deles. Não consegui tirar a fotografia dos bolos cortados no dia em que os fiz e no dia seguinte sobravam-me apenas os mais queimaditos... parte do merengue de todos os outros tinha desaparecido misteriosamente... 

*****


Cupcakes merengados de limão e pistácio 

150 gramas de farinha com fermento
50 gramas de pistácios salgados picados
Uma pitada de sal
Duzentas gramas de açúcar (fiz com cento e cinquenta)
Raspa de um limão
Um iogurte natural
Três ovos grandes
Meia colher de chá de extracto de baunilha
Cento e vinte mililitros de óleo
Curd de limão q.b.
4 claras
1 chávena de açúcar

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar os secos numa tigela. Noutra, juntar o açúcar e as raspas de limão, esfregando os ingredientes com as pontas dos dedos para o açúcar ficar perfumado. Juntar o iogurte, os ovos e a baunilha e bater vigorosamente cim uma vara de arames até obter uma mistura homogénea. Juntar os ingredientes secos, bater bem e incorporar o óleo com uma espátula. Levar ao forno em formas de muffin forradas com forminhas de papel até estarem dourados e cozinhados por dentro, durante cerca de 20 minutos.
Reduzir a temperatura doo forno para 150ºC. Com um descaroçador de maçã, abrir um buraco no centro dos bolos. Colocar o curd num saco de plástico, cortar uma ponta e encher os buracos. Colocar o merengue num saco de pasteleiro e cobrir os bolos e levá-los novamente ao forno até o merengue estar acastanhado.

Comentários

  1. Estão com um aspecto guloso :)

    um beijinho,
    http://bolas-desabao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tão bons! Adorei que tivessem recheio de lemon curd!

    ResponderEliminar
  3. Esse merengue do topo !!!! ai esse merengue do topo :) adorava que estivesse aqui um desses para eu sujar a pontinha do nariz aiii e deliciar-me :)

    www.therasiathecook.blospot.com

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de limão...esses cupcakes para mim eram uma perdição! Não os ia parar de comer!
    Adorei! :)

    ResponderEliminar
  5. O merengue, o seu interior... de fazer crescer água na boca ;)
    Deliciosos!
    Bjinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Muito curiosa esta combinação de sabores! Adorei! beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares