Compota de cenoura com laranja e amêndoa e o regresso ao Dia Um na Cozinha...
Há algum tempo que não participo num desafio do Dia Um na Cozinha... Com grande pena minha, diga-se, porque é um projecto fantástico que muito me tem feito puxar pela imaginação. Mas ao desafio de Novembro não podia mesmo faltar, dado que o tema é "Doces e Compotas". E o que eu gosto de fazê-las! Tenho sempre dois armários cheios de frascos vazios, que vão sendo enchidos todos os verões, para logo a seguir serem armazenados ou distribuídos pela família e pelos amigos.
Contudo, o verão passou e os armários continuam cheios frasquinhos vazios porque este ano não tive muita paciência e limitei-me a fazer doce de ameixa. Mas para o Dia Um tinha mesmo que afastar a preguiça e, à falta de fruta de verão, lembrei-me de trazer um dos meus doces favoritos, seguindo uma receita da minha avó e dando-lhe um twist, curiosamente com outra das suas receitas. Trago por isso uma compota de cenoura.
A minha avó punha-lhe amêndoa, que eu acho que fica excelente pelo crocante. Desta vez, resolvi acrescentar-lhe também laranja, não só em sumo mas também com as casquinhas cristalizadas que fiz para o efeito. Ficou tão, mas tão bom!!! O problema, agora, é parar de comê-lo...
*****
Compota de cenoura com laranja e amêndoa
Um quilo de cenouras, descascadas e cortadas em cubos
Meio quilo de açúcar amarelo
Sumo de duas laranjas
100 gramas de amêndoa palitada
Juntar num tacho a cenoura e o açúcar e deixar a macerar no frio durante uma horas. Levar ao lume e quando começar a ferver, juntar o sumo de laranja. Como fica uma compota bem espessa, o ideal é ver o ponto do açúcar antes de triturar a cenoura. Quando o caldo chegar a ponto de estrada, retirar do lume e passar tudo com a varinha. Levar novamente ao lume e deixar ferver mais algum tempo, até a mistura ficar mais grossa. Desligar o lume, envolver bem a amêndoa e as casquinhas de laranja e armazenar em frascos conforme descrito na nota em baixo.
Nota: ponho sempre pouco açúcar nas compotas, metade do peso da fruta (o ideal para a conservação é fazer com igual peso). Como tal, uso outras técnicas para aumentar um pouco o seu tempo de vida: uso sumo de um citrino (geralmente limão, mas neste caso foi laranja) e sou rigorosa no processo de esterilização dos frascos. Fervo-os durante dez minutos, tampas incluídas, e deixo-os secar bem. Deito a compota bem quente, vedo os frascos e viro-os ao contrário para ajudar a fazer vácuo. Para além disso, pasteurizo-os, fervendo-os já cheios e virados ao contrário durante uns quinze minutos. Os resultados têm sido excelentes.
Olá Susana!
ResponderEliminarFicou com um aspeto muito bom e deve estar uma delícia com a casca d laranja. A minha é muito diferente, mas também é de cenoura.
Beijinho
A minha também é de cenoura.
ResponderEliminarGostei desta com um toque de laranja amêndoa
Uma delicia com toda a certeza
bj
Olá ;).....
ResponderEliminarQue aspecto divinal e delicioso :)....
Beijocas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Que cor e textura fantásticas :) O travo da laranja deve ficar aqui muito bem.
ResponderEliminarBeijinhos
Só pode mesmo estar uma delicia Susana que bom teres participado,
ResponderEliminarbeijinho!
já tinha ficado encantada com as tuas casquinhas de laranja, e acho que nesta maravilhosa compota ficam perfeitas! Deve ser mesmo muito boa, esta receita da tua avó!
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Susana!
ResponderEliminarA tua compota ficou com uma cor linda e acredito que com as tuas casquinhas de laranja deve estar uma delícia. ;)
Bjs
Margarida
Olá Susana,
ResponderEliminarA cor do teu docinho está fantástica e esses palitinhos de amêndoa ficam(e sabem) tão bem!!
Este docinho faz-me lembrar o que a minha mãe fazia, tenho tantas saudades de o comer...
Bjns
Isabel
Ficou uma compota digna do apelido gourmet.
ResponderEliminarOlá Susana,
ResponderEliminarEstá lindo este teu doce. :)
Adoro os sabores, e o toque da amêndoa para mim é sempre mais que perfeito em compotas com este tipo de ingrediente. Adorei!
Bjinhos
Olá Susana!
ResponderEliminarCenoura e laranja é uma dupla que fica sempre bem e apesar de numca ter provado um doce com esses sabores, não tenho qualquer dúvida que seja delicioso. Gosto da textura e do facto de teres deixado as casquinhas da laranja e teres dado o toque das amêndoas. ;)
Beijinho.
Não podia ter ficado mais bonita. Guardei a receita.
ResponderEliminarBeijinhos