A photo a day | Janeiro de 2018




Não sou propriamente depressiva, mas o Janeiro é-me sempre difícil, não sei porquê. O meu corpo simplesmente não reage, sinto-me doente, sem energia. Nada que suceda nos outros meses de outono tardio ou de inverno, pelo que não creio que seja da chuva ou da falta de luz. 


O mês de Janeiro de dois mil e dezoito foi, de longe, o pior de que guardo memória nos meus quarenta anos e dez meses de vida. Foi particularmente mau porque tinha demasiado tempo entre mãos. Noutro momento qualquer da minha vida esse tempo-extra seria bom e bem-vindo, mas tinha-me sido dado a ver que nos dias de hoje não basta ser bom no que se faz, não basta ser dedicado. Ora, eu tenho brio no meu trabalho e para mim ser excelente na parte técnica é o meu maior objectivo. Ao tomar consciência de que isso não interessa, os meus alicerces foram abanados. Assim, passei Janeiro a tentar manter-me à tona, literalmente. 


O recrutamento para o BEI tinha dado os primeiros passos em Dezembro, mas eu nem o considerava como algo sério. Era uma possibilidade bem remota, muito lá ao longe, altamente improvável. Os testes on-line estavam feitos desde o final de Dezembro e eu não fazia a mínima ideia de como teria sido o meu desempenho. Para ser honesta, nunca acreditei muito que fosse acontecer, pois tinha plena consciência do estado em que me encontrava, do baixo nível da minha moral, da minha falta de força anímica e, não tendo sido testes de complexidade extrema, foram testes que implicaram raciocínio rápido e velocidade. Algo que, francamente, não abundava por aqueles dias. Confesso que tive que lutar muito para sair da cama nos longos dias deste Janeiro, lutar para não passar o dia enrolada em mim mesma.  



Sobrevivi à custa de alguns passeios nos parcos dias de sol, de almoços e lanches com os meus maiores pilares nestes meses difíceis. Ia levar o Tiago à escola todas as manhãs, mas não me apetecia. Tinha duas peças de teatro em mãos, mas não estavam a dar-me prazer. Pouco comi nesse mês. Mas encontrei no processo de fazer pão um escape. Uma terapia. 


No pão e neste projeto fotográfico. Uma fotografia a preto e branco por dia. Sim, nem sabe o bem que lhe fazia! Como fez! E como ainda faz...


Tentei uma vez mais fazer o puzzle do Guernica. Ficou-se pela separação das peças. Mas não estava numa de me forçar. Se não dava, não dava!


Contudo, no final do mês, comecei a sentir-me um pouco melhor. Apetecia-me sair, passear. Recebi a notícia de que passara à fase seguinte do recrutamento para o BEI. Acho que ajudou. Tenho a certeza.


Senti-me a recuperar. Afinal, a fase seguinte implicaria repetir os testes que fizera on-line, entrevistas e um teste de aptidão profissional. Fui obrigada a reagir. Tinha que estudar, que me preparar. Foi o que fiz. E assim se foi Janeiro de dois mil e dezoito, o mais difícil mês da minha vida.

Comentários

Mensagens populares