Um qualquer Domingo, mesmo que não o seja...

Pequeno-almoço. Poucas coisas encontro que me consigam satisfazer mais do que um pequeno-almoço preguiçoso, tomado languidamente numa mesa bonita, ainda com os maravilhosos aromas da sua preparação a despertar os sentidos para o dia que aí vem. Todos os dias, de trabalho ou de descanso, sentamos-nos à mesa para o tomar em família (excepto quando um de nós dorme até mais tarde no fim-de-semana, e aí tem geralmente direito a tomá-lo na cama), não nos sendo concebível tomá-lo num café, longe uns dos outros. Afinal, é mais uma oportunidade para estarmos juntos. Infelizmente, o pequeno-almoço de um dia de trabalho nunca demora tanto tempo quanto merece este momento tão essencial, por isso vingamo-nos ao fim-de-semana. Panquecas, scones, ovos quentes, pequeno-almoço inglês, uma papa de aveia, muesli caseiro, compotas, marmelada, torradas, café, leite, enfim, há sempre qualquer iguaria destas na mesa. Mas, mais do que isso, há o prazer de tomá-lo com calma e de saboreá-lo.

As fotos são da passada quarta-feira, feriado, mas podiam ser de hoje ou de um qualquer Domingo preguiçoso...

Como as panquecas são um pedido frequente, vale sempre a pena ter o preparado das farinhas e fermento já pronto para mais de uma vez. Depois, basta juntar leite, manteiga derretida e ovos. Para a receita e para a ideia do preparado inspirei-me aqui, mas gosto sempre de experimentar uns twists, sendo que o resultado é bastante bom se se substituir uma parte da farinha por igual quantidade de Maizena. Ainda é melhor quando se tem a ajuda da pequena cozinheira da fotografia, que não perde uma oportunidade de ir provando a massa (só para ver se estamos a fazer tudo bem, claro!).


E fica assim. Eu adoro com açúcar e canela, o André prefere com doce e a Catarina, com mel.


Outro dos favoritos - menos recorrente, porém - é o ovo quente, para comer à colher. Este cozeu mais um minuto do que devia, mas até deu jeito para a fotografia... 


E tudo isto para acompanhar com leite, sumo, café e, sobretudo, uma boa conversa. Neste dia foi a história do Natal (a pedido) que despertou tanto interesse.



Para momentos destes, tem sempre que haver tempo.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares