Bolo de Nuvem

Apesar do sol magnífico e do tempo quente, estou pelo segundo dia consecutivo fechada em casa. A minha asma é suficientemente simpática para só me incomodar quando me constipo, mas quando isso acontece, deixa-me de rastos... Por isso, aqui estou, sem conseguir fazer grandes esforços e caladinha a maioria do dia, totalmente afastada do rebuliço que é sempre o meu Sábado, com as actividades habituais delegadas ao André... o que me está a garantir um fim-de-semana bastante sossegado que tenho aproveitado, entre outras pequenas coisas, para um projecto um pouco mais difícil... 

Estava eu entregue ao dito projecto, quando oiço: Ó mãe, há tanto tempo que não fazes um bolo de nuvem! Podemos fazer um hoje? Não me apetecia, confesso, mas também tinha ali um monte de limas a terem que ser usadas... e como é um bolo fácil de fazer, lá reuni a coragem necessária. Mas o que é afinal o bolo de nuvem? É uma tarte de limão merengada, que costumo fazer a partir desta receita a que, como é habitual, faço algumas alterações. Hoje resolvi experimentar com limas e, francamente, acho que fica ainda melhor.


O sumo e a raspa das limas (cinco) são misturados nas gemas (quatro) batidas com uma lata de leite condensado.


Esta mistura deita-se sobre a base da tarte, que é feita com bolachas (eu prefiro usar Maria, com Shortcake fica muito doce) picadas com manteiga. Enquanto a tarte vai ao forno (pré-aquecido a duzentos e vinte graus), faz-se o merengue, mas em vez de cento e cinquenta gramas de açúcar, uso só cem, o que faz com que não fique tão caramelizado quando arrefece, e menos enjoativo, é claro. Deita-se o merengue por cima da tarte e leva-se novamente ao forno, desta vez a cento e cinquenta graus. 


Apesar de eu não ser grande fã de doces, este está definitivamente no meu top.

Comentários

  1. Ó mulher, se até doente cozinhas assim... meu Deus, que fada do lar!!

    ResponderEliminar
  2. Epá, não me chames isso senão tenho que censurar o teu comentário... :) Com a excepção de cozinhar, acho que não gosto de fazer mais nada em casa... e muito menos de lavar a loiça que sujo ao cozinhar :P

    ResponderEliminar
  3. Está com óptimo aspecto. A lima dar-lhe-á seguramente aquele travo especial.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares