Natas Cozidas?

Deve ser uma das sobremesas mais simples do mundo. Eu diria que é tão simples que nem dá para fotografar decentemente o processo. Só o resultado final. Esse, é maravilhoso, à vista e ao paladar.


Sim, são natas cozidas. Ou panna cotta, no original italiano. Três pacotes de natas, que se fervem num tacho com cinco colheres de sopa de açúcar e seis a oito gotas de extracto de baunilha (compra-se nas ervanárias, na secção de aromaterapia). Junta-se seis a nove folhas de gelatina - conforme se prefira um pudim mais macio ou mais duro -, previamente demolhadas e derretidas no microondas. Mexe-se bem, deita-se numa forma de pudim e leva-se ao frio durante umas horas. O molho é de framboesas, mas também pode ser de frutos silvestres ou do que se queira. Para este usei uma caixa de framboesas congeladas com quatro colheres de sopa de açúcar, que se fervem num tacho e se trituram a gosto. Decorei com framboesas frescas e hortelã. 

Duas notas adicionais: 1) na versão original, usa-se uma vagem de baunilha inteira e fechada, que se ferve com as natas e deixa em infusão nas mesmas durante duas horas. Só depois se junta a gelatina. Esta versão é mais demorada e a diferença de sabor em relação ao extracto é imperceptível, logo não acho que justifique as duas horas que se tem de esperar para terminar a sobremesa; 2) usa-se a vagem aberta e com as sementes raspadas e misturadas nas natas. Este twist é a minha versão favorita da receita: em vez de um pudim de um branco imaculado, passamos a ter um branco salpicado de pintinhas pretas, que tornam o sabor mais intenso e lhe dão um aspecto bem mais interessante. E demora apenas o tempo de ferver as natas, não é preciso deixar a vagem em infusão, bastando apenas retirá-la da mistura antes de juntar a gelatina.

Mais simples é difícil...

Comentários

  1. Muito interessante este pudim, incrivelmente simples e tem uma cor que é uma perdição!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo simples, Lena, vale a pena experimentar...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares