Pelos bons velhos tempos

Há amigos que ficam para sempre, com quem nos identificamos mesmo ao fim de muitos anos, mesmo com as voltas da vida, mesmo com encontros e desencontros. Há amigos com quem gostamos de partilhar planos futuros, histórias do presente e memórias do passado. Há amigos com quem temos pequenos rituais, uns que se perpetuam pelos anos, outros que de repente se perdem mas que, se procurarmos, estão lá à nossa espera para quando nos apetecer repeti-los, para quando algo nos trouxer à memória esses bons velhos tempos. 

Aquilo que se segue marcava uma parte dos pequenos rituais de férias com dois dos meus maiores e melhores amigos, que ao fim de tantos anos ainda me aturam. Como íamos estar juntos, decidi fazê-lo em nome dos bons velhos tempos. Não passava pela minha cozinha há quase doze anos. Tive que ler algumas receitas, fazer alguns ajustes, puxar pela memória e, por fim, lá saiu um belo bolo de bolacha, tal como dele me lembrava. 

Duzentas e cinquenta gramas de manteiga, ligeiramente amolecida, à qual se junta uma chávena de café e cento e cinquenta gramas de açúcar, transformado em pó na picadora para o creme não ter o efeito granulado. Três gemas, batidas com o resto até formar um creme fofo, que se torna ainda melhor quando se junta as claras em castelo. Castelo firme, como ditam os livros. Firme ao ponto de se virar a taça sem qualquer temor de as ver cair ao chão.


Um pacote e meio de bolacha Maria. Trezentas gramas, vai dar ao mesmo, embebidas uma a uma em café bem forte. Uma camada de bolachas, outra de creme.


Bolachas, creme, bolachas, creme...


E assim sucessivamente até esgotar as bolachas e deixando algum creme para a cobertura.


Poderia ter ficado apenas assim, mas torrei umas amêndoas laminadas para enfeitar e para dar um pouco de textura. 


Foi um twist, mas as receitas são por vezes como as grandes amizades: vão ficando mais ricas e elaboradas com o tempo.       

Comentários

  1. ;)

    Adorei o bolo...e adorei o post!!! É vendo bem as coisas já passaram 16 anos...e várias fases diferentes da vida...bjs

    ResponderEliminar
  2. Que máximo! As fotos ficaram bestiais, especialmente a das bolachas na balança. Este bolo de bolacha faço de certeza e com a a certeza de que todos vão gostar! ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares