Grid

domingo, 25 de março de 2012

Thumbprints for US Big Guys...




... é o nome da receita-desafio desta quinzena do grupo Dorie às Sextas. Como tal, fiz ontem as minhas e, apesar de o aspecto não estar perfeito, devo dizer que são maravilhosas. Das três receitas em que participei até hoje (Tarte TatinPudim de Chocolate e esta mesma), foi sem sombra de dúvida a minha favorita. Isto porque são... bolachas!!! E quem me conhece sabe o quanto eu gosto de bolachas...

Estas são simplesmente bolachas de avelã, muito fáceis e rápidas de fazer - demorei uns quarenta e cinco minutos no total, mas se não tivesse tido a participação da minha ajudante favorita teria sido um pouco mais rápido - e com um pequeno toque de geleia de framboesa (isto na receita original). Não usei geleia, usei molho de framboesa porque estive a fazer também uma panna cotta para o jantar. Mas isto foi só em metade da fornada... é que depois de ver as da Sofia, que usou chocolate, passei o dia a pensar em como ficariam deliciosas se esse chocolate levasse também um pouco de avelãs e não pude resistir e usá-lo na outra metade da fornada.

Para a receita, é necessário uma caneca e três quartos de avelã, finamente picada, que se mistura com uma caneca e três quartos de farinha. Um saco de avelãs, dos que se vendem no supermercado, dá para esta quantidade e sobra ainda um pouco, que juntei então ao molho de chocolate.


Bate-se à parte duzentas gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente ou ligeiramente amolecida, com meia caneca de açúcar e uma colher de sopa de extracto de baunilha, até ficar uma mistura fofa à qual se junta a pouco e pouco o preparado da farinha e da avelã, batendo sempre.


Preparada a massa, moldam-se com as mãos pequenas bolas, mais ou menos correspondentes a uma colher de chá cheia de preparado, que se espalmam ligeiramente e colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal. Faz-se uma pequena cova com o dedo, onde se irá porá mais tarde o doce. A ajuda da Cat foi preciosa nesta fase, a maioria das bolachinhas foi feita por ela...  


Depois vão ao forno previamente aquecido até estarem douradas. Para encher as covas, usei molho de framboesa - feito com framboesas congeladas fervidas com açúcar - e creme de chocolate, que fiz com duas barras de chocolate, que derreti com uma colher de sopa de manteiga e bati com duas colheres de sopa de açúcar, acrescentando por fim as avelãs picadas que me sobraram. E ficaram assim, com um aspecto bastante rústico, mas não menos deliciosas por causa disso.


Eu e a Catarina deliciámo-nos com algumas ainda mornas. Gostei da combinação com a framboesa, que dado ser um pouco ácida faz um contraste muito interessante. Mas com o molho de chocolate e avelãs... nem vos conto!!! O melhor é mesmo experimentar fazer a receita...


Para a próxima, vou tentar fazê-las um pouco maiores e com uma forma mais perfeita, de modo a acomodar melhor o recheio. Talvez as polvilhe com açúcar em pó como pedia a receita original, mas acho que vou manter o chocolate, pelo menos em metade da fornada...

4 comentários:

  1. Susana, conheci o teu espaço através da Dorie. Tenho pena de ter tardado em descobris-te mas julgo que ainda venho a tempo.
    adorei o blog e vou-me tornar seguidora pondo-o nos meus favoritos.
    Parabéns!
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Nem sei qual gosto mais, acho que pode ser uma de cada por favor.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...