Para os músculos doridos

aniversário da minha avó já lá vai há dois meses e só esta semana consegui terminar o que tinha para lhe dar. Não que fosse difícil, mas a pior coisa que se pode fazer quando se tem pouco tempo é deixar a meio o que estamos a fazer. Dá sempre mau resultado. De facto, era mesmo simples: um saco terapêutico como o que lhe fiz no Natal, mas maior, para poder relaxar os ombros ou as pernas, sempre doridas com as maleitas da idade.

Corta-se um grande rectângulo de tecido (cinquenta por vinte centímetros, por exemplo), ao qual se cose um galão à escolha. 


Eu usei tecido de linho, de cor crua, e um galão branco com um bordado florido, que apliquei ao comprimento do tecido. Depois cose-se o saco pelo avesso, alinhando as duas pontas do galão para ficar perfeito. 


Deixa-se um espaço de uns três a quatro centímetros sem coser, de modo a poder-se virar o saco pelo direito. É sempre uma tarefa penosa, por isso mais vale deixar uma abertura maior e ter trabalho com os pontos invisíveis do que tentar passar o Rossio pela Rua da Betesga... 

Quando o saco estiver virado, convém endireitar os cantos com um pauzinho. Vendem-se uns próprios para o efeito, mas eu fiz o meu com um pauzinho chinês, que afiei ligeiramente com um apara-lápis. Há mariquices que não vale mesmo a pena comprar, basta puxar um pouco pela cabeça e fazê-las nós mesmos... 


Por fim, basta passar o saco a ferro, enchê-lo de arroz, trigo ou caroços de cereja e coser a abertura com o tal ponto invisível. Na falta dos outros ingredientes, usei arroz, mas está nos meus planos guardar e tratar os caroços das cerejas que comer este ano. O arroz parece-me sempre menos resistente, dado que terá que ir ao micro-ondas...


E é só isto. Depois basta levar ao micro-ondas durante um a dois minutos e aplicar sobre os músculos doridos. Também é um bom substituto dos sacos de água quente, pelo menos assim o diz a minha avó. E palavra de avó é palavra de avó!


Comentários

Mensagens populares