Bolachas de Outono


Bem-vindo, Outono! Já lá vai uma semana, mas a receita que marca o meu regresso aos desafios das Dories foi feita no dia vinte e dois, precisamente quando que começou a minha estação do ano favorita. É-o pelas cores, pelas temperaturas amenas, pelas mangas compridas, pelos dias em que já apetece ficar em casa e porque, claro está, se aproxima o meu aniversário. E eu adoro fazer anos!!!

Para o desafio desta semana foi escolhida uma receita de bolachas de melaço e especiarias. Assim que vi as palavras 'canela' e 'gengibre' tive a certeza que haveria de arranjar um bocadinho durante uma sesta do Tiago para fazer as bolachas. Ainda me lembro da primeira vez que provei bolachas de gengibre... foi em Londres, durante um curso, e estava à conversa com uma colega dinamarquesa (se a memória não me trai) que me instou a prová-las. Assim fiz e pura e simplesmente detestei e nunca mais pensei no assunto. Uns anos mais tarde uma colega de trabalho levou uma lata das ditas cujas e lá me atrevi a voltar a provar... e desta vez fiquei fã. Por isso, já andava para as fazer em casa há séculos, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. Daí ter ficado tão entusiasmada com a ideia.

É claro que quando toca a fazer bolos e bolachas, tenho sempre companhia, quanto mais não seja para lamber a taça no final. Como a massa é ligeiramente picante, o processo foi sempre acompanhado por um água!, água!, água!, que nem por isso impediu que a taça ficasse quase a brilhar, sem qualquer vestígio da massa.

Ao contrário do que é habitual - não costumo alterar receitas quando as faço pela primeira vez - fiz umas quantas aldrabices. Cortei na manteiga, substituí o melaço por mel, passei a pimenta de caiena e pus dois ovos em vez de um. Este último passo tornou a massa mais mole do que me parece ser suposto: a receita pedia um ovo grande e eu só tinha em casa uns ovos que são caseiros e, por isso, mais pequenos. Decidi usar dois, mas esqueci-me de pôr só metade da clara no segundo ovo como faço habitualmente. Outra das coisas que pode ter sido determinante na consistência da massa foi o facto de ter tido que aquecer o mel. Como é mel não refinado estava bastante cristalizado, o que dificultaria muito a medição e a mistura com os outros ingredientes. Como tal, tive que usar um pouco mais de farinha do que a receita pede. Mas no final tudo se compôs. O passo de enrolar no açúcar ajudou a moldar a massa em bolinhas, que ficaram com óptimo aspecto depois de esborrachados pela base do copo.

Para além de estas bolachas ficarem muito bonitas, com um aspecto meio caramelizado, a casa fica a cheirar maravilhosamente, como se quer num primeiro dia de Outono. A Cat levou umas quantas para a escola e fizeram sucesso. As cá de casa desapareceram num instante. Acho que vão ser uma presença constante nos próximos meses, sobretudo quando chegar o frio e apetecer uma chávena de chá. 





***

Sugar-topped molasses spice cookies, Dorie Greenspan

Desafio Dorie às Sextas

2 1/3 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (usei fermento)
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de pimenta da Jamaica (não usei)
1 pitada de pimenta moída
12 colheres de sopa de manteiga sem sal, à temperatura ambiente (cortei para oiti)
1 chávena de açúcar mascavado claro
1/2 chávena de melaço (substituí por mel)
1 ovo grande
cerca 1/2 chávena de açúcar, para enrolar

Misturar a farinha, o bicarbonato ou fermento, o sal, o gengibre, a canela, e as pimentas. À parte, bater a manteiga amolecida até ficar cremosa. Juntar o açúcar mascavado e o mel ou melaço e tornar a bater. Juntar o ovo e misturar até ficar homogéneo. Juntar os ingredientes secos e misturar bem. Dividir a massa ao meio e levar ao frigorífico durante pelo menos uma hora, embrulhada em papel filme.
Colocar o açúcar numa tigela pequena e dividir cada rolo em doze partes. Formar bolinhas, que devem ser passadas por açúcar e espalmadas com o fundo de um copo. Deve-se ir passando o fundo do copo pelo açúcar para a massa não aderir demasiado. Assar as bolachas num tabuleiro forrado com papel manteiga durante 12 a 14 minutos a 180º. Ficarão ligeiramente caramelizadas.

Comentários

  1. Também adoro o Outono Susana e com ele chega também o meu aniversário (6 de Outubro), chegam as folhas que caem, o cheiro a marmelos e castanha assada hummm e chegaram estas bolachinhas lindas e apetitosas pela tua mão...Mais uma rica receita da Dorie

    beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Esta história com bolachas faz-me lembrar a questão de se ler um livro em diferentes idades. Faz toda a diferença.
    Ficaram com um lindo ar Outonal :)

    ResponderEliminar
  3. Bem, já me tinha decidido a não fazer estas bolachas, porque lá em casa não se aprecia o gengibre. Melaço nunca usei, não faço ideia do sabor e não gosto do sabor do mel, mas depois de ver estas bolachas comecei a pensar numas possíveis substituições, quem sabe se não me atrevo.
    Estão lindas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem um pouco a gengibre, é verdade, mas a canela também marca uma presença interessante. Eu gostei muito. Beijinhos

      Eliminar
  4. AS BOLACHAS FICARAM MESMO LINDAS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Fiquei cheia de vontade de fazer bolachas, que normalmente faço com maior frequência no Inverno. Como adoro umas bolachas, gingerbread, vou experimentar estas :) Beijinhos grandes para os 4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ritinha! Não têm bem o mesmo sabor do gingerbread, mas experimenta. Beijinhos.

      Eliminar
  6. olá susanita....que lindas bolachas....QUERO UMA SFF=)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Vera :) Estas voaram, mas da próxima vez que fizer aviso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares