Bolo de (e para o) Natal


Depois de receber isto, não consegui parar de pensar no All-in-one Holiday Bundt Cake, que teve por isso que marcar presença no nosso Natal. Mais uma vez, a Dorie a fazer das suas...


... e não me deixou ficar mal. A minha forma de cano é das lisas, por isso resolvi arriscar fazê-lo numa forma de pudim para ficar mais bonito. Untei-a meticulosamente para não haver hipótese de pegar. Deixei também o bolo arrefecer bem antes de o tirar da forma, tenho tendência para partir bolos por desenformá-los demasiado quentes. Como qualquer bolo festivo que se preze, esta delícia leva muitos ingredientes que por si só são já um regalo para os olhos: maçã, abóbora, arandos, nozes, canela, gengibre, noz-moscada... tudo para garantir uma explosão de sabores na nossa boca.  


A única alteração que fiz à receita original foi substituir nozes pecans (diz-se pecãs em português de Portugal?) por nozes comuns. Ficou lindo e é delicioso, perfeito para a mesa de Natal.



*****

All-in-one Holiday Bundt Cake, "Baking", Dorie Greenspan

Duas chávenas (cups) de farinha
Duas colheres e meia de chá de fermento
Duas colheres de chá de canela em pó
Um quarto de colher de chá de noz-moscada moída
Uma colher de chá de gengibre em pó (ou 1,5 colheres de gengibre fresco ralado)
Uma pitada de sal
150 gramas de manteiga
Uma chávena de açúcar branco
Meia chávena de açúcar mascavado
Dois ovos grandes
Uma colher de chá de extracto de baunilha
Uma chávena e um quarto de puré de abóbora
Uma maçã em juliana fina
Uma chávena de arandos vermelhos (cranberries). Não encontrei frescos, por isso usei secos
Uma chávena de nozes

Açúcar em pó para servir.

Pré-aquecer o forno a 175 graus. Misturar numa tigela a farinha, o fermento, a canela, a noz moscada, o gengibre (só se for em pó) e o sal. Juntar os arandos em pedaços e as nozes picadas grosseiramente e mexer bem. Noutra tigela, bater a manteiga com os açúcares, juntar os ovos e a baunilha e misturar bem. Juntar o puré de abóbora (e o gengibre, se for do fresco) e a maçã e envolver. Juntar os secos e bater até estarem bem incorporados. Deitar numa forma de cone bem untada com manteiga polvilhada com farinha e cozer durante cerca de 60 minutos. Deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com açúcar em pó antes de servir.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares