Os muffins choc-choc chunk


Há receitas que se preparam em dez minutos, ou menos até. Esta é uma delas. Uns muffins muito fofos, com um sabor bem intenso a chocolate, que nos presenteiam no seu interior com pedaços de quê? Mais chocolate! Fi-los no fim-de-semana, aproveitando a visita da minha mãe, que os adorou e apontou logo a receita. Usei açúcar amarelo em vez de branco, porque acho que liga na perfeição com o chocolate e melhora a textura do bolo. Os meus chunks de chocolate ficaram demasiado irregulares, o que significa que mal se sentiam nalguns muffins e que predominavam noutros. Mas isso corrige-se facilmente...

A minha provadora oficial nem deixou que arrefecessem... duas sopradelas bastaram para a temperatura ficar perfeita. Se fosse uma tigela de sopa, ficaríamos à espera duas horas, não é dona Catarina? 
 

Quanto ao André, classificou-os como "ainda melhores que os outros". Estes. Eu não concordo - afinal, consegui manter a compostura e não comer três de seguida -, o que não invalida que sejam muito, muito bons.


*****
Chocolate-chocolate chunk muffins

"Baking", Dorie Greenspan

(Dorie às Sextas)

80 gramas de manteiga sem sal
120 gramas de chocolate amargo, picado grosseiramente
Duas chávenas de farinha de trigo
Dois terços de chávena de açúcar (usei do amarelo)
Um terço de chávena de cacau em pó sem açúcar
Uma colher de sopa de fermento em pó
Meia colher de sopa de sal
Uma chávena e um quarto de buttermilk (fazer assim ou, alternativamente, juntar umas gotas de vinagre ou sumo de limão ao leite e deixar repousar cerca de quinze minutos, usando apenas o soro)
Um ovo grande (usei dois médios)
Duas colheres de chá de extracto de baunilha

Pré-aquecer o forno a cento e noventa graus. Derreter a manteiga e metade do chocolate picado em banho-maria ou no micro-ondas. Misturar numa tigela grande a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Bater noutra tigela os ovos com o açúcar e a baunilha, juntar o chocolate e a manteiga e bater esta mistura com os ingredientes secos. Misturar o restante chocolate picado. Dividir a massa por forminhas de muffin e levar ao forno durante cerca de vinte minutos.

Comentários

  1. Que lindos! E pelo que vejo foram aprovadíssimos ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente. Já tive um pedido para fazê-los para o Natal ;) Nada a ver com a quadra, mas não importa...

      Eliminar
    2. Cada um come o que lhe apetecer :) Não sou muito de restrições e tradições.

      Eliminar
  2. Que lindos muffins. A princesinha também foi dessa opinião a julgar pela imagem, tão bonita, dela a soprar para conseguir comê-los quentes.
    Feliz Natal para vocês e que os sapatinhos estejam recheado de coisas boas.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Maria :) Um Natal em cheio para ti também e para toda a família.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares