O gelado da minha mãe | Mom's Ice Cream

A minha mãe cozinha bem. Muito bem. Mas os doces... nunca foram propriamente a sua praia. No entanto, faz o melhor gelado de morango do mundo. É simplesmente... brutal. 

Mom is a great savoury cook, but not exactly so great in desserts... However, the 'Best Strawberry Ice Cream' title should definitely belong to her. It is simply... mind-blowing!




Ela tem uma máquina de gelados fantástica que se mete directamente no congelador e a pá faz o trabalho todo lá dentro. Tem-na há uns trinta anos ou mais. Depois de eu passar anos e anos a cobiçá-la sem sucesso (as palavras precisas foram: mesmo que só a use uma vez por ano, desta não prescindo), desisti da ideia de fazer gelados caseiros porque fazê-los à mão... não há pachorra! Ir batê-los de hora a hora durante mil vezes...  não é para mim. Sou demasiado impaciente e as minhas tentativas deram sempre para o torto.
À procura da oitava maravilha, virei do avesso todas as lojas de que me lembro, Amazon incluída (em vários países). Já não há aquela engenhoca brilhante (ou se há, esconde-se bem escondida). Como detesto ter equipamento volumoso em casa, nunca me apeteceu comprar uma máquina de gelados tradicional, que acho gigantescas. Mas vi uma bem pequena e em promoção no supermercado e não lhe resisti...

She owns the most amazing ice cream machine, a spectacular device that must be already turning thirty and that actually makes the ice cream inside the freezer (the paddle keeps moving while the freezer does its job). I've stopped counting the amount of times I begged her to give me that eight wonder, but she made pretty clear that she won't let it go no matter what. So... as I am way too lazy to make ice cream by hand... no homemade ice cream for us... until now... 
I've searched everywere for a similar device but it seems that no one else had seen the brilliance of it and I think it might not be produced anymore. But... helas... I found a machine that was small enough to pass my 'no big kitchen equipment, please' rule, bought it and so... a big welcome to me, ice cream world!!!




E, claro, o primeiro tinha que ser o gelado de morango da minha mãe. Fora o tempo de refrigeração, faz-se literalmente em 5 minutos (incluindo o tempo de cortar os morangos) e ficou, é claro, simplesmente brutal... como o da sua criadora.

Mom's ice cream had to be the first one to be made in the new machine. Of course. It took me about five minutes to prepare it, one hour to mix it in the machine and the freezer made the rest in the next couple of hours. The result... mind-blowing as expected! And requested! 


Gelado de Morango | Strawberry Ice Cream
Receita da mãe | Mom's recipe

Duzentas e cinquenta gramas de morangos | 250 grams strawberries
Duzentos e cinquenta mililitros de natas | 250 mililiters cream
Cento e setenta e cinco gramas de açúcar | 175 grams sugar

Usar os ingredientes bem frios. Tirar o pé aos morangos, juntar tudo no copo da varinha mágica e triturar. Deitar na cuba da máquina de gelados (na minha, esta vai vazia ao congelador pelo menos por doze horas), ligar a máquina e deixar a fazer. Embora as instruções da máquina digam quarenta minutos, deixei perto de uma hora. Deitar num recipiente previamente colocado no congelador e deixar congelar durante umas horas.  

Make sure that the ingredients are cold enough. Cut the leaves from the strawberries, put them in a tall recipient with the cream and sugar and turn them into cream with a blender. Put the mix in the pre-frozen bowl that comes with the machine and attach the rest of the ice cream maker. Put it in a very cold recipient and let it settle for some hours. 

Comentários

  1. Lá que tem boa aspecto,isso tem. Não tenho dúvidas! Na verdade, também não resisti a aproveitar uma promoção de supermercado e, embora pensasse que batendo eu de meia em meia hora, ficava igual...com a máquina, não tem comparação!
    Hei-de guardar esta receita :D

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for a mesma máquina, saiu mesmo bem. A ver se dura, já que foi tão barata ;)

      Eliminar
    2. E já agora, obrigada e beijinhos :)

      Eliminar
  2. Vou copiar este para usar uns moranguinhos que ali tenho...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rita! Atenção, tinha posto 250 gramas de natas, mas é mililitros. Já corrigi. Bj

      Eliminar
  3. Que delicia de geladinho :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana! Já espreitei uma ou duas vezes os teus desafios, mas ainda não consegui cumprir nenhum. Vou lá outra vez ;) Bj

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares