Feijoada de lingueirão ou as saudades das férias

Há receitas que nos lembram as férias. A praia. A pele a cheirar a mar e a creme e a sal. Os dias em que as rotinas se quebram, em que há tempo para ser. Para viver. Esta é uma delas.




Ando desesperada por dias desses. Por descansar. Por sair um pouco deste turbilhão. Até lá, fica o sabor de tempos mais calmos e mais felizes.


*****
Feijoada de lingueirão

Inspirada em algumas receitas (especialmente nesta) mas, sobretudo, em memórias

Um molho de lingueirão
Meio quilo de feijão branco ou manteiga (usei manteiga)
Uma cebola média
Quatro dentes de alho
Duas cenouras médias
Um tomate grande
100 ml de molho de tomate
Chouriço 
Bacon em cubos
Azeite
Sal
Pimenta em grão


Demolhar o feijão de véspera e cozer sem sal na panela de pressão (dez a quinze minutos depois de levantar fervura). Temperar com sal e reservar no caldo. Cozer o lingueirão em água a ferver, deixando-o abrir por completo. Retirar o miolo, cortar em três partes e reservar. Guardar a água. Cortar a cenoura em cubos. Picar finamente o alho e a cebola e refogar num tacho com o fundo coberto de azeite. Juntar o chouriço, o bacon e a cenoura, deixando cozinhar um pouco. Juntar o tomate em cubos e o molho de tomate. Deixar cozinhar. Juntar o lingueirão e deixar ferver durante cinco minutos. Juntar o feijão bem escorrido e adicionar a gosto um pouco da água de cozer o lingueirão. Cozinhar em lume brando durante cerca de quinze minutos, deixando apurar. Se ficar seco, adicionar um pouco mais de água da cozedura do lingueirão.    

Comentários

  1. Ai, ai! Gosto tanto! :-) De lingueirão, de feijoada de marisco, seja ele qual for... e de férias! :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares