Chocolate, disfarçado de bolo
Se não gostar de chocolate, não prove este bolo. Se gostar assim-assim de chocolate, não prove este bolo. Este é daqueles para os verdadeiros fãs de chocolate. Não de chocolate de leite. De chocolate-chocolate, negro, amargo, sem grandes disfarces ou subterfúgios.
Imagine-se o prazer de um quadrado de chocolate preto a derreter, colado ao céu da boca. É assim que eu como chocolate. Deixo-o derreter lentamente e invadir-me o palato. Creio que fecho sempre os olhos, nem que por uns segundos. Aprecio-o melhor assim. Agora imagine-se que esse quadrado de chocolate tem uma textura esponjosa, que cede lentamente dentro da boca e que nela deixa o seu sabor durante muito tempo. Se esta ideia lhe parece bem, terá que provar este bolo.
Preferi fazê-lo sem cobertura, que substituí por umas pedras de flor de sal e um pouco de pimenta-rosa, moída no momento. Um bolo a celebrar intensamente o chocolate, que fica bem quando mantido igual a si próprio, ou seja, simples. Foi este o novo desafio do Dorie às Sextas.
*****
Almost-fudge Gâteau
"Baking", Dorie Greenspan
5 ovos grandes
255 gramas de chocolate preto, cortado grosseiramente
1 chávena de açúcar (usei amarelo)
70 gramas de manteiga sem sal, cortada em pedaços
2 colheres de sopa de café ou de água
1/3 chávena de farinha
Uma pitada de sal
Para a cobertura (opcional, não fiz)
115 gramas de chocolate preto, cortado grosseiramente
1/2 chávena de natas
2 colheres chá de xarope de milho claro
Colocar a grade do forno na parte central e pré-aquecê-lo a 175º. Untar uma forma de mola redonda, com 23 cm, com manteiga, cobrir o fundo com papel vegetal também untado, polvilhar com farinha e sacudir bem o excesso. Colocar a forma num tabuleiro coberto com papel vegetal ou um tapete de silicone.
Separar as gemas e colocá-las numa taça pequena, reservando as claras numa taça grande. Numa tigela à prova de calor colocada em cima de uma panela com água a ferver, juntar chocolate, açúcar, manteiga e café. Mexer de vez em quando até o chocolate e e manteiga estarem derretidos (não há problema se o açúcar ainda estiver ligeiramente granulado). Tirar a taça do lume e deixar a mistura repousar durante 3 minutos.
Com uma espátula de borracha, misturar as gemas uma a uma e, em seguida, envolver a farinha.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal até estarem firmes. Misturar com a espátula 1/4 das claras na massa de chocolate, envolvendo em seguida as restantes claras. Deitar a massa na forma, abanado-a em seguida de um lado para o outro para nivelar a massa.
Levar ao forno entre 35 e 45 minutos, ou até o bolo ter crescido uniformemente (poderá crescer primeiro à volta e parecer feito, mas deverá ficar no forno mais uns minutos para o centro crescer também). O topo deve estar firme (poderá ficar rachado) e ao inserir uma pequena faca no centro, esta deverá sair apenas ligeiramente marcada pelo chocolate. Deixar o bolo arrefecer e repousar entre 5 e 10 minutos.Passar uma faca afiada pelos lados da forma e abrir a mola, retirando a parte lateral. Virar o bolo dobre uma rede, retirar a base da forma e o papel vegetal. Virar o bolo novamente sobre outra rede, deixando-o arrefecer até ficar à temperatura ambiente. À medida que arrefece, o bolo poderá afundar.
Para a cobertura (opcional, não fiz)
Para cobrir o bolo, virá-lo novamente sobre uma rede para a parte lisa ficar para cima. Colocar a rede sobre um tabuleiro com papel vegetal ou encerado para apanhar quaisquer pingos.
Derreter o chocolate em banho-maria, numa tigela resistente ao calor sobre uma panela com água a ferver ou, alternativamente, no micro-ondas. O chocolate deverá ficar apenas derretido e morno, nunca quente. Ferver as natas num tacho pequeno, deitando-as em seguida sobre o chocolate, mexendo gentilmente com uma espátula de borracha até a mistura estar suave e brilhante. Misturar o xarope de milho.
Deitar a cobertura sobre o bolo e alisar o topo com uma espátula metálica. Não há problema se a cobertura escorrer para os lados de forma irregular. Deixar a cobertura ficar à temperatura ambiente ou colocar no frigorífico durante 20 minutos. Se a cobertura ficar baça com o frio, aquecer o bolo ligeiramente com um secador de cabelo antes de servir, de modo a retomar o brilho.
Susana,
ResponderEliminarNão quis deixar de participar neste desafio, do qual já tinha saudades, apesar da falta de tempo e acabei por usar o chocolate meio amargo, o que tinha em casa.
Obviamente que ele fica muito melhor com chocolate amargo. E se dúvidas houvesse, aí está o teu bolo a comprová-lo! Com uma cor rica e intensa, ainda melhor com o teu toque de pimenta rosa e flor de sal. Provava outra vez! :)
Beijoca,
Aida
Obrigada Aida! Também andava com saudades dos desafios das Dories :) Eu cá gostei muito do bolito, mas sou suspeita porque gosto mesmo muito de bolos assim, simples e com muito chocolate! Beijinhos!
EliminarSerá que enganei no chocolate? Olha se calhar em vez de ter posto o de 70%, pus outro!!!
ResponderEliminarMas a bem da verdade, pensei que ia ser muito melhor!!
E agora ao ver este teu toque subtil com a pimenta rosa, já me fez lembrar as bolachas da Dorie que levavam malagueta!!
Acentua o chocolate e de que maneira!!
Seja como for, comia uma fatia contigo e so porque gosto de chocolate!
Beijinhos,
Mena.
Mena, fica prometido: quando voltar a fazer (porque vou voltar a fazer) vens cá comer uma fatia ;) Beijinhos!
EliminarSusana, um bolo de chocolate amargo em que a verdade do chocolate não é disfarçada, é bem o meu género! Adoraria provar uma fatia deste teu bolo que tem um aspecto fabuloso!
ResponderEliminarBeijinhos
Eu também morro por uma bela fatia. Beijinhos!!!
EliminarOlá Susana: este é realmente um bolo para amantes de chocolate,pois o sabor é bem acentuado. Gostei muito da tua versão e a ideia de o salpicares com flor de sal e pimenta é fabulosa.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Obrigado, querida Márcia, beijinhos!!!
EliminarMaravilhoso!
ResponderEliminarObrigada! Um beijinho!
EliminarGosto do nome, chocolate disfarçado de bolo!
ResponderEliminarDeve ser maravilhoso. Eu sou como tu em realção ao chocolate :) adoro!
Um beijinho.
Inês, eu gostei muito, sobretudo por ser tão fácil. Beijinho!
Eliminarfiquei convencida com a foto da fatia... está com "aquele" aspeto...
ResponderEliminartive mesmo que experimentar!
bom fim de semana!!!
E que tal, Adriana? Beijinhos!
EliminarDesta vez falhei o desafio, mas ainda estive indecisa durante algum tempo. Pelo que dizes, sou rapariga para gostar deste bolo. Já estou a ficar com ideias para uma próxima vez :9
ResponderEliminarBeijinhos
Sá a textura já abre o apetite, bem guloso.
ResponderEliminarbeijinhos