A tarte de morangos do La Pallete



Nunca fui ao La Palette em Paris nem nunca tinha ouvido falar. A Dorie descreve-o como um café perto do Sena, numa rua de galerias, com uma magnífica esplanada onde provou pela primeira vez esta tarte. Se tivesse sabido antes, tinha lá ido dar uma espreitadela no mês passado num dos meus passeios ao final do dia que relatei aqui e aqui.


É o desafio da quinzena do Dorie às Sextasuma receita fácil. A base faz-se bem e fica muito areada e estaladiça. 


A compota dá-lhe doçura, cortada pela acidez dos morangos e do crème fraîche.


Substituí uma parte da farinha por amêndoa com casca, que piquei antes de juntar os outros ingredientes. Não predominou em sabor, mas deu à massa um toque interessante. Na próxima vez, experimento com pistachios.


A compota é de compra (ainda não fiz este ano), mas fervi-a com um pouco de vinho do Porto para lhe dar um toque diferente. Usei também um pouco de vinho do Porto nos morangos. Finalizei com pimenta rosa.


Não foi amor à primeira dentada. No dia em que a fiz não achei espectacular. Mas quando voltei a provar no dia seguinte... fiquei rendida!!! Que bela massa! Acima de tudo, é uma forma muito diferente e apelativa de servir fruta fresca. A repetir!

*****

La Palette's Strawberry Tart

Compota de morango
1 base de tarte com 23 cm feita com a Sweet Tart Dough ou com a Sweet Tart Dough with Nuts, totalmente cozinhada, fria e desenformada
1,1 kg de morangos maduros
Açúcar
Um pouco vinho do Porto
Pimenta-rosa, moída no momento
Crème fraîche

Sweet Tart Dough

1 1/2 chávenas de farinha
1/2 chávena de açúcar em pó
1/4 colher chá de sal
125 gramas de manteiga, muito fria ou congelada, cortada em pedaços pequenos
1 gema de ovo grande

Para a massa

Colocar a farinha, o açúcar e o sal num processador de alimentos, pulsando algumas vezes para misturar. Juntar a manteiga e pulsar até esta ficar com alguns pedaços do tamanho de flocos de aveia e outros do tamanho de ervilhas. Bater levemente a gema, quebrando-a ligeiramente, e deitá-la aos poucos, pulsando ligeiramente entre cada adição. Quando a gema estiver completamente incorporada, processar mais longamente, cerca de 10 segundos de cada vez. A massa, que ao início vai ficar granulada, irá formar grumos. Mesmo antes de chegar a este ponto, o som do processador vai mudar. Neste ponto, mudar a massa para a bancada e amassar suavemente, apenas até alguns ingredientes secos que tenham escapado estarem incorporados.

Untar com manteiga  uma tarteira com 23 cm de diâmetro e fundo amovível. Pressionar a massa uniformemente pelo fundo e lados da tarteira (a Dorie não recomenda que se estenda a massa), deixando apenas uma pequena porção de massa no frigorífico para usar caso a massa rache nalguma parte após estar cozida. Não se deve pressionar a massa na tarteira com muita força, para que não perca a sua textura areada, mas deve garantir-se que os vários pedaços estão bem unidos. Congelar a massa durante pelo menos 30 minutos (ou durante um período maior, de preferência) antes de levar ao forno.


Centrar a grade no forno e pré-aquecê-lo a 190ºC. Untar a parte brilhante de uma folha de alumínio e ajustá-la sobre a massa, com a parte untada para baixo, pressionando bem. Como a massa foi congelada, não será necessário cozê-la com pesos. Levar ao forno por 25 minutos. Remover cuidadosamente o papel de alumínio. Se a base da tarte tiver inchado, pressioná-la ligeiramente com a parte de trás de uma colher. Nesta fase pode remendar-se a base caso tenha rachado, usando um pouco da massa crua que se reservou assim que se remove a folha de alumínio. Cortar um pedaço muito fino, colocá-lo sobre a racha, humedecendo as extremidades e alisando suavemente sobre a base. Levar ao forno durante mais oito minutos ou até a base estar firme e dourada. Transferir a tarte para uma rede e deixar arrefecer antes de usar.

Alternativamente... Sweet Tart Dough with Nuts

Igual à receita anterior, reduzindo a quantidade de farinha para 1 1/4 chávenas e adicionando 1/4 de chávena de amêndoas, nozes, pecans ou pistachios.


Para a tarte

Se se servir a tarte inteira de uma vez, espalhar uma camada generosa de doce sobre a base da tarte e cortar em fatias. Se não se for usar a base toda, cortar tantas fatias quantas as pessoas a servir e espalhar a compota sobre as fatias já cortadas.

Cortar em metades tantos morangos quanto necessários para servir uma porção generosa a cada pessoa e, caso necessário, envolvê-los em açúcar. Se se usar o licor, misturá-lo agora, mas em pouca quantidade para não abafar o sabor dos morangos. Polvilhar com a pimenta.

Dividir as fatias da tarte pelos pratos e cobrir com o morango e o seu sumo.

Comentários

  1. Então não é que me esqueci completamente? A ver se ainda faço, talvez amanhã se o cansaço me der tréguas.
    Gostei imenso da forma como apresentas pois corresponde, exactamente, a imagem que ficou na minha cabeça ao ler a descrição da Dorie.
    Well done, Susaninha :)
    Beijinho e bom fim de semana para os 4 em especial para... bem, tu sabes para quem.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, Maria, é super fácil! Beijinho especial entregue :)

      Eliminar
  2. Ficou lindissima e serviste-a de uma forma tentadora, voluptuosa...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oh valha me a minha ignorancia, Susaninha! O cansaço da nisto e nem sequer sabia disso do La Palette! Eu a pensar que era um nome afrancesado que lhe dava a Dorie so porque lhe apetecia!
    Mas ja vi que nao, e hoje ja aprendi mais qualquer coisinha!
    Olha, eu ca gostei bastante da tarte! E a base, deixou me mesmo rendida! Ao contrario de ti nao chegou ao dia seguinte, mas tenho massa congelada! Da proxima mudo é de fruta!!!
    Que venham muitas receitinhas assim!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, traduzir as receitas tem destas vantagens: acabo sempre por ler a historieta que a Dorie escreve antes de cada receita :) Deixar a massa congelada é uma excelente ideia ;) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares