Espetadas de Frango Satay da Donna Hay
A convidada da quinzena do Quinze Dias com... é a Donna Hay. Uma das vantagens de irmos experimentando a cozinha de chefs de outros países é, precisamente, variarmos um pouco dos sabores tradicionais. Como a Donna é australiana, a comida asiática está inevitavelmente presente em muitas das suas receitas.
Escolhi fazer umas espetadas de frango satay, um sabor sem dúvida diferente dada a combinação do caju com o gengibre, o leite de coco e o molho de soja. A receita não leva sal para além dos temperos, mas senti-lhe a falta. Quando voltar a repeti-la, vou fazer a marinada de forma diferente, temperando primeiro os peitos de frango com um pouco de sal, parte do gengibre e do molho de soja e acrescentando em seguida a marinada. Pode ser de mim, mas gosto sempre da carne a saber aos temperos e não os senti tanto assim nesta receita. O que se corrige facilmente...
Fora este pequeno detalhe, gostei muito da receita: bem estaladiça, liga na perfeição com o sumo da lima que se lhe rega por cima. Excluindo o tempo da marinada, é super rápida de fazer. Aprovada, portanto.
*****
Chicken Satay Skewers
Donna Hay, receita daqui
125 ml de leite de coco
150 gramas de caju
Meia colher de chá de gengibre fresco, ralado
Meia colher de chá de molho de peixe
Meia colher de chá de flocos de chili
Uma colher de sopa de molho de soja
Três peitos de frango de 200 gramas, aparados e cortados em fatias
Doze espetos de bambu, ensopadas e escorridas
60 ml de óleo vegetal
Quartos de lima, para servir
Misturar o leite de coco, os cajus, o gengibre, o molho de peixe, o chili e o molho de soja num processador de alimentos até formar uma pasta. Cobrir o frango com a mistura e deixar marinar no frigorífico durante uma hora. Colocar o frango nos espetos. Aquecer uma frigideira em lume médio. Fritar 2-3 espetadas de cada vez, numa colher de sopa de óleo, até estarem totalmente cozinhadas.
Parecem ser tão boas e que bom aspecto.
ResponderEliminarbeijos
Beijinhos ;)
EliminarGostei imenso desta receita. Estranho sentires a falta do sal uma vez que o molho de soja é salgado e, sozinho encarrega-se de salgar qualquer prato onde entre.
ResponderEliminarMais uma para experimentar por aqui.
Beijinhos grandes
Maria
Olá Maria. É certo que usei molho de soja com um pouco menos de sal, mas não acho que tenha sido isso. Para mim é a mistura do leite de coco com o caju que não deixa os temperos "salgados" entrar bem na carne. Da próxima vez que a fizer tiro a teima... beijinhos :)
EliminarParecem excelentes. Tenho que experimentar.
ResponderEliminarBeijinhos
São ideais para as tuas marmitas ;) beijinhos!
EliminarEstão com óptimo aspecto! Gosto muito da Donna Hay, sobretudo a forma como "descomplica" algumas receitas...
ResponderEliminarO conceito " Fast, fresh and simple" agrada-me muito.
Beijinhos
Que bom aspecto, devem ficar optimas
ResponderEliminarBelas espetadas, certamente estão muito saborosas!
ResponderEliminarAbraços,
www.montealegrerefrigeracao.com
Boa noite, Susana!
ResponderEliminarEstas espetadas devem ser deliciosas! Com um toque exótico e bem irresistíveis!
Beijinhos
Podes ter sentido a falta de sal, mas não se nota nada pelas lindas fotos (lol). Está com um aspeto delicioso e estaladiço!!
ResponderEliminarBjn
Márcia