Gelado-bolo? Chocolate-gelado? Bolo-gelado? Gelado-chocolate?




Pois é, a receita da quinzena do Dorie às Sextas é um misto de bolo, gelado e guloseima de chocolate. É uma sobremesa bonita, que parece ter dado um trabalhão imenso mas cujo o único truque para o sucesso é ser feita com antecedência. Confesso que não gosto especialmente de chocolate gelado (não sei explicar porquê, é daquelas coisas...) mas achei-a muito boa e os gulosos lá de casa adoraram!


Apesar de adorar framboesas, resolvi fazer com gelado de morango, afinal há que usar os produtos da época o mais possível. Hei-de experimentar com framboesa como dita o original e com gelado de caramelo salgado. 


Fiz o gelado de raiz com a receita de gelado de morango da minha mãe (o melhor do mundo). Mesmo assim, e apesar de ser demorada por causa dos tempos de espera entre camadas, eu diria que é uma receita rápida, que requer apenas alguma paciência e antecedência.


Usei apenas metade da receita e, mesmo assim, ficou com um bom tamanho. E fiz numa forma quadrada, sem ser de mola.


O único inconveniente, foi não ter deixado tempo suficiente antes de desenformar. Queria aproveitar a luz natural para fotografar, então o chocolate pegou um pouco ao prato de servir, o que foi uma dificuldade...




Enfim, mais um sucesso da nossa Dorie!

*****


Chocolate-banded Ice Cream Torte
"Baking", Dorie Greenspan

(fiz meia receita e usei esta receita de gelado de morango)

200 g. de manteiga sem sal, cortada em pedaços
255 g. de chocolate amargo, cortado grosseiramente
1/2 chávena de açúcar
8 ovos grandes
285 gramas de framboesas congeladas em xarope, descongeladas
1 colher de sopa de licor de framboesa (opcional)
1 litro de gelado de baunilha
560 gramas de framboesas frescas, para decorar (opcional)

Untar com óleo (ou óleo em spray) uma forma redonda, de mola, com entre 20 e 22 cm de diâmetro. Em banho-maria (em cima de um tacho com água a fervinhar), numa tigela resistente ao calor, derreter lentamente o chocolate e a manteiga, mexendo ocasionalmente. Ter cuidado para não aquecer demasiado a mistura, de modo a que o chocolate e a manteiga não se separem. Transferir a taça para o balcão, misturar o açúcar e deixar arrefecer durante cinco minutos. Incorporar os ovos na mistura de chocolate, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição. Bater com a tigela no balcão de modo a tirar as bolhas da ganache e deitar 1/3 da mistura na forma. Congelar durante 30 minutos. Cobrir a restante ganache com película e manter no balcão.

Quando a primeira camada de ganache estiver sólida, começar a fazer o gelado. Triturar as framboesas até ficarem em puré (num processador de alimentos), juntar o licor (se for o caso) e pulsar até estar incorporado. Adicionar aos poucos o gelado, pulsando até incorporar o puré mas evitando fazê-lo durante demasiado tempo para não derreter o gelado. Deitar metade do gelado sobre a ganache, levando a forma novamente ao congelador durante pelo menos quinze minutos. Colocar o restante gelado numa tigela, cobrir com película e levar ao congelador. Não lavar já o processador, poderá ser necessário para amolecer o gelado, um pouco mais à frente.

Quando a camada de gelado tiver solidificado, cobrir com metade da restante ganache, levando a forma ao congelador por mais 30 minutos. Para a próxima camada de gelado, poderá ser necessário batê-lo com uma colher de pau ou, caso esteja muito sólido, levá-lo ao processador de alimentos, pulsando durante uns segundos. Deitar a camada seguinte de gelado sobre a ganache, levando ao congelador durante pelo menos quinze minutos. Terminar com a restante ganache sobre o gelado. Abanar a forma e alisar, se necessário. cobrir com a película, tendo o cuidado de não a deixar tocar no chocolate, levando ao congelador durante pelo menos seis horas.

Cerca de 30 minutos - ou até três horas - antes de servir, desenformar o bolo (aquecer os lados da forma com um secador de cabelo ou embrulhar a forma num pano de cozinha, molhado com água quente durante 10 segundos). Após desenformar, levar ao congelador durante mais 30 minutos para solidificar os lados. Imediatamente antes de servir, decorar o topo do bolo com as framboesas (opcional). Aquecer rapidamente o topo do chocolate com o secador de modo a que as framboesas adiram ao serem colocadas ou passar com uma faca aquecida em água quente na superfície do bolo. Servir.

Algumas sugestões alternativas: servir com natas batidas, molho de chocolate ou coulis de framboesa. Usar outros sabores de gelado, por exemplo, baunilha, baunilha com pepitas de chocolate, baunilha com fudge, café, morango (decorando com morangos frescos)

Comentários

  1. Mesmo com a chuva que cai neste momento, eu comia uma fatia dessas. O gelado caseiro foi uma excelente opção.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está maravilhoso!
    Ficou lindo...

    Ando a pensar em comprar uma máquina de gelados, acho que vai ser desta! E já sei qual a será a 1ª receita que vou experimentar...

    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares