Leite-creme ou pudim?


O Dorie às Sextas traz-nos um leite-creme de limão, feito no forno. Confesso que não gosto especialmente de leite-creme, excepção feita para as farófias. Mas já tinha visto várias vezes esta técnica e queria experimentá-la. Lá me aventurei. A receita é simples e o único problema pode ser mesmo conseguir temperar os ovos com o leite quente, algo que já consigo dominar por causa dos gelados que tenho feito.

Deixei no forno, retirando quando apenas o centro abanava como indicado... e saíram-me uns pudins. Não sei se deixei cozer demais ou se o leite-creme de forno fica mesmo assim. É que eu não gosto mesmo nada de pudim. O sabor estava bom, não há dúvida, mas aquela textura não me convence nem um bocadinho. Porque é que trago a receita para aqui? Porque quem provou para além de mim, adorou! Sobretudo o André, que adora coisas semi-borrachentas...


Enfim, se todos gostássemos do mesmo o que seria do amarelo (ou, na minha opinião mais ou menos dissonante e para destoar das fotografias, do cor-de-rosa...)?

*****

Lemon cup custard

2 1/4 chávenas de leite gordo
Raspa de um limão
4 ovos grandes
1/2 chávena de açúcar
Óleo de limão puro ou extracto de limão (opcional)

Preparar 6 ramequins com capacidade para 180 ml. Levar ao lume num tacho o leite com a raspa de limão até levantar fervura. Retirar o tacho do lume, cobrir e deixar repousar durante 30 minutos para que o leite ganhe o sabor do limão. Levar novamente ao lume para aquecer o leite.
Centrar a grade do forno e pré-aquecê-lo a 165ºC. Forrar uma assadeira com uma camada dupla de papel de cozinha e colocar os ramequins dentro da assadeira. Ter um passador de rede fina à mão e ferver água numa chaleira, desligando o lume quando a água estiver a ferver. Num copo medidor ou tigela com capacidade de 950 ml e resistentes ao calor, bater os ovos com o açúcar até estarem bem misturados. Sem parar de mexer, coar aos poucos 1/4 do leite quente para a mistura dos ovos e açúcar, de modo a temperar os ovos e evitar que talhem. Mexendo sempre, coar o restante leite. Descartar a raspa de limão. Para um sabor a limão mais forte, juntar umas gotas de óleo ou extracto de limão (1/8 de colher de chá para o extracto, menos ainda para o óleo).
Com uma colher, remover a espuma por cima do creme e vertê-lo para os ramequins. Colocar a assadeira no forno e deitar-lhe dentro água quente, até ficar a meio das paredes exteriores dos ramequins.
Deixar cozinhar durante 40-45 minutos ou até a custard abanar somente no centro quando se toca nos recipientes. Deixar arrefecer até à temperatura ambiente e refrigerar durante pelo menos duas horas antes de servir.

Comentários

  1. Susana
    Também me aconteceu no primeiro que fiz. Ou os ramequins da Dorie são gigantes ou precisa de menos tempo de forno. Pelo menos no meu só consegui a textura cremosa, na segunda experiência apenas com 30 minutos no forno.
    Mas para mim é um pudim, sem caramelo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Esqueci de falar no aspecto tostadinho do teu que apetece meter a colher. Os Andrés são fixes, também tenho um cá em casa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu, para além de fixe, é muito guloso. Beijinhos!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares