Um gelado de caramelo verdadeiramente delicioso


Às vezes pergunto-me como pude passar tanto tempo sem uma máquina de fazer gelados. Lembro-me das vezes que os fiz pelo método manual, nunca ficando com aquela textura cremosa porque, por falta de pachorra ou por esquecimento, não ia bater a mistura de meia em meia hora. E das vezes que deixei de fazê-lo para evitar essa frustração. Admito, há maquinetas que vale realmente a pena ter, mesmo que ocupem algum espaço.


O Dorie às Sextas da quinzena sugere-nos um gelado de caramelo. Como eu gosto de gelado de caramelo! Tanto! Este ficou perfeito, nada doce, nada enjoativo. Creio que ficou assim porque deixei o açúcar passar ligeiramente do ponto. Muito ligeiramente. Não ficou queimado nem amargo. Ficou apenas... pouco doce face aos habituais gelados de caramelo, o que para mim é um ponto a mais.


Para as tacinhas, ver aqui.


*****

Burnt Sugar Ice Cream
"Baking", Dorie Greenspan

1 chávena de açúcar
3 colheres de sopa de água
2 chávenas de leite gordo
1 chávena de natas
4 gemas de ovos grandes
1 pitada de sal
1 1/2 colheres de chá de extracto de baunilha

Misturar o açúcar com a água num tacho de fundo grosso. Levar a lume médio-brando até o açúcar se dissolver. Aumentar a temperatura e deixar ferver sem mexer até o xarope ficar cor de âmbar profundo, raspando de vez em quando os lados da frigideira com um pincel de pastelaria molhado e agitando o tacho em círculos. Dependendo do tamanho do tacho e da temperatura, poderá demorar cerca de 8 minutos até o caramelo atingir a cor desejada.
Neste ponto, baixar o lume e, com cuidado porque vai salpicar, juntar o leite e as natas. A mistura irá borbulhar fortemente e o caramelo vai endurecer, mas voltará a ficar suave à medida que se for aumentando o lume e mexendo. Continuar a aumentar o lume e a mexer até a mistura estar cremosa. Tirar do lume.
Numa taça resistente ao calor, bater as gemas com o sal até estarem bem misturadas e engrossarem um pouco. Sem parar de mexer, deitar muito devagar um terço da mistura de caramelo, o que irá temperar as gemas. Sem parar de mexer, adicionar lentamente o restante líquido. Colocar o creme no tacho e levar a lume médio, mexendo sem parar até engrossar um pouco e cobrir a parte de trás de uma colher. Estará pronto quando se passa um dedo na parte de trás da colher e o creme não escorre (entre 76º e 82º num termómetro para doces). Retirar imediatamente do calor e colocar o creme num recipiente com cerca de dois litros. Misturar o extracto de baunilha.
Refrigerar o creme até estar bem frio. Colocar a mistura na máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, colocar no recipiente final e levar ao congelador durante pelo menos duas horas.

Comentários

  1. Oh Susaninha, o meu ficou bem docinho! So tive la uns problemas por causa do ponto, porque aquilo nao havia maneira!
    Mas ainda assim bem ou mal, la saiu e para mim perfeito!
    Tal como o teu!! Gosto tanto de gelado com essas bolachinhas!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Meninha! Eu cá gosto mais dos geladinhos menos doces, por isso ainda bem que o meu passou do ponto. O teu está com aquele aspecto :P Beijo!

      Eliminar
  2. Susana: ficou com um aspeto delicioso!! Há imenso tempo que ando para comprar a máquina de gelados, mas cá em casa perguntam-me logo: " mais uma máquina??". Já te disse que sou a fã número um de máquinas de cozinha e realmente só me falta esta. Faltavam-me as palavras de incentivo, como as tuas, para me decidir.
    Este gelado de caramelo deve ficar muito bom e as tacinhas são um encanto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia! Como sabes, eu sou exactamente o contrário. Quanto menos maquinetas, melhor. Mas a máquina de gelados é mesmo útil (tu dirás que todas são :D). A minha (que comprei no Pingo Doce, da marca deles) é perfeita, pequena, ocupando pouco espaço. E foi bem em conta. Beijinhos!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares