Ceviche com abacate, maçã e soja

 
Por aqui continua o cansaço. Felizmente, o pior já passou no trabalho e vou começando a relaxar. Os próximos dias são para arrumar ideias, alinhavar um projecto que se vai estender por uns meses e deixar as coisas organizadas antes de férias. 


Entrámos na primeira parte do descanso: estamos a trabalhar, mas os miúdos estão fora com os avós, pelo que não há as habituais rotinas. Não temos grandes horários, comemos coisas leves e não temos que nos preocupar com muita coisa. Tem sido um ano duro, por isso estes dias antes das verdadeiras férias custam pelas saudades mas vão ser essenciais para ajudar a repor energias. É que, como sabe que tem filhos pequenos, lá por serem férias não significa que sejam descansadas.


Adequado ao momento, trago mais um prato do Bill Granger, convidado do Quinze dias com.... Fi-lo literalmente em dez minutos, sendo por isso perfeito para uma refeição rápida, desde que se tenha um peixe imaculadamente fresco à disposição. Alguns ajustes à receita original: usei peixe-espada em vez de robalo, aumentei a lima no molho (achei que precisava de mais acidez), usei o dobro das sementes de sésamo e tive que deixar o óleo de sésamo de parte porque não tinha em casa. Para ver a receita original, espreitar aqui


*****

Ceviche com abacate, maçã e soja

80 gramas de canónigos
1 abacate descascado, sem caroço e cortado em pedaços
1 maçã cortada em juliana
400 gramas de filetes de peixe-espada preto (robalo, no original)
4 colheres de chá de sementes de sésamo

Para o molho

2 colheres de sopa de azeite
Meia colher de sopa de molho de soja
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
sumo de 2 limas
Meia colher de chá de açúcar
1/4 colher de chá de sal

Misturar com um garfo todos os ingredientes do molho. Reservar. Colocar nos pratos os canónigos, cobrir com o abacate, a maçã e o peixe cortado em fatias finas ou cubos pequenos. Cobrir com o molho e salpicar com as sementes de sésamo.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares