Fruta de verão na frigideira



A culinária faz-se de pequenas coisas. Muitas vezes - a maioria das vezes, diria eu - as melhores receitas são as mais simples. Eu invento pouco na cozinha. Adoro seguir uma receita e fazer-lhe uma ou outra alteração, mas é raro magicar combinações mais estranhas de ingredientes e tentar fazer algo com elas. Daí ser com fascínio que sigo programas como o Masterchef e afins, onde se fazem coisas extraordinárias precisamente porque se tenta inovar. É por isso também que gosto de experimentar receitas de chefs, que fazem dessa invenção o seu dia-a-dia. E a conclusão a que quase sempre chego é a da primeira frase deste texto: a culinária faz-se mesmo de pequenas coisas.

Como fruta na frigideira. Quem diria que fruta de verão, bem madura, cortada em pedaços e 'frita' rapidamente em azeite, mel, tomilho e baunilha iria ser algo tão delicioso? Fiquei completamete rendida...


Usei, para dois, dois pêssegos, duas nectarinas, uns dez morangos, alguns bagos de uva e três figos médios.


Aqueci bem a frigideira, deitei-lhe uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de extrato de baunilha e um pé de tomilho. Quando o mel começou a caramelizar, juntei a fruta em pedaços e envolvi bem durante uns três minutos.


Como foi feita para um brunch, usei-a para cobrir panquecas. O caldo da fruta ensopou a massa e ficou magnífico! Em breve irei repetir para uma sobremesa, mas sobre crepes e com uma bola de gelado de baunilha a acompanhar. 


A ideia genial foi do Alain Ducasse, o chef convidado do Quinze dias com... A receita original está aqui.

Comentários

  1. Olá Susana: ninguém diria que esta receita ia resultar realmente mas ,ao ler a tua descrição, fiquei com imensa vontade de experimentar,pois parece deliciosa e simples.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Márcia! Nem eu! Mas é tão boa e tão fácil!!! Beijos!

      Eliminar
  2. Mal vi esta receita comecei logo a ver que fruta tinha para poder fazer :) Na minha opinião, é uma receita que só pode ser boa... Essa combinação de frutas deve ser perfeita, vou fazer na primeira oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares