Filetes de pargo grelhados com fitas de courgette


Continuando na lógica da última receita, às vezes basta um toque diferente numa receita para elevar um prato. Como usar tapenade nuns legumes salteados, por exemplo. Ou cozinhar filetes no grill do forno.



São pequenos detalhes, mas fazem realmente diferença. Foi mais uma sugestão do Alain Ducasse, retirada daqui. O desafio foi para o Quinze dias com...



*****

Filetes de pargo grelhados com fitas de courgette

Duas pessoas

2 filetes de pargo (salmonete, no original)
2 courgettes grandes
3 pés de manjericão
Azeite
Sal
Pimenta moída no momento
2 colheres de sopa de tapenade
1 pé de tomilho
1 dente de alho

Para a tapenade (200 gramas)

150 gramas de azeitonas pretas descaroçadas
Meio dente de alho
1 filete de anchova em conserva
5 folhas de manjericão
1 colher de sopa de alcaparras
100 mililitros de azeite

Filetar um pargo médio, previamente escamado, removendo as espinhas com uma pinça. Reservar no frio.

Para a tapenade, juntar numa picadora ou num processador (a média velocidade) todos os ingredientes, com excepção do azeite. Picar. Juntar aos poucos o azeite e ir pulsando até ficar uma pasta. Reservar.

Com uma mandolina ou um descascador de legumes, cortar as fitas de courgette ao comprimento da mesma. Picar grosseiramente o manjericão. Numa frigideira anti-aderente, deitar um fio de azeite e estufar as courgettes durante dois minutos. Juntar o manjericão, o sal e a tapenade, provando para rectificar temperos, se necessário.

Ligar o grill do forno. Num tabuleiro, deitar um fio de azeite. Temperar os filetes com sal, pimenta e as folhas de tomilho. Levar os filetes ao forno durante poucos minutos, até estarem cozinhados.

Barrar o centro dos pratos com um dente de alho cortado. Dispor a courgette e, por cima, um filete de peixe. Moer um pouco de pimenta por cima e servir.




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares