Grid

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Um bolo de mirtílios que não era bem assim...


Às vezes as receitas não saem como imaginámos. Desta receita do Dorie às Sextas esperava um bolo seco, com alguma fruta por dentro. Afinal, segundo a Dorie, seria um bolo perfeito para embrulhar e guardar.


Não sei se me enganei nas quantidades. Não sei se bati mal a massa. Sei sim que me saiu um upside-down cake. Difícil de desenformar pois fi-lo num pyrex e saiu húmido e todo partido.


Mas estava tão bom!!! Nada doce, nada enjoativo, só apetecia não parar de comer.


Saindo bem ou mal, foi uma receita vencedora, pelo menos em sabor. Tenho é que conseguir desenformá-lo sem partir quando voltar a repetir a receita. Porque esta é a repetir!


*****

Blueberry-brown sugar plain cake 
Baking, Dorie Greenspan

1 1/3 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela (opcional)
1/8 de colher de chá + 1 pitada de sal
2 ovos grandes, separados
115 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 chávena rasa de açúcar mascavado
1/2 chávena de leite gordo
450 gramas de mirtílios, de preferência frescos (se for dos congelados, não descongelar)

Açúcar em pó para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 190ºC e centrar a grade. Untar generosamente com manteiga uma forma rectangular de 18x28 cm (pode ser um pyrex). Peneirar em simultâneo a farinha, o fermento, a canela e 1/8 colher de chá de sal. Numa batedeira de pé ou com uma batedeira manual, com as pás para claras, bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Se se usar uma batedeira de pé, mudar as claras para uma taça limpa. Mudar as pás para as de massa e bater o açúcar com a manteiga na velocidade média até ficarem creme. Juntar as gemas e bater por mais dois minutos. Reduzir a velocidade e acrescentar metade dos ingredientes secos, depois o leite e por fim o resto dos ingredientes secos, fazendo cada adição assim que a anterior esteja incorporada.
Com uma espátula de borracha, misturar cerca de 1/4 das claras em castelo, de modo a deixar a massa mais leve. Envolver gentilmente o resto das claras e, por último, os mirtílios.
Deitar a massa no tabuleiro untado e levar ao forno durante 35-40 minutos, ou até estar dourado e cozido por dentro. Deixar arrefecer no tabuleiro durante 30 minutos. Desenformar, polvilhar com açúcar em pó e servir morno.


2 comentários:

  1. De aspecto ficou fantástico, mesmo não sendo suposto ficar assim!
    Adoro bolinhos com fruta pouco doces!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. O aspeto ficou ótimo. Eu usei uma forma de silicone.
    Bjs

    ResponderEliminar

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...