Tarte estaladiça de tomate e queijo de cabra com pesto de espinafres
Antes de mais... tenho que pensar seriamente em investir numa iluminação decente para conseguir tirar fotografias à noite. Cada vez é mais difícil arranjar tempo para fotografar o que cozinho, sobretudo durante o dia. À noite, o espaço com melhor iluminação é muito pequeno, então só saem fotografias manhosas como estas.
Paciência. Vamos ao que interessa. A Lorraine Pascale é a convidada do Quinze dias com... Conhecia-a apenas de nome e de uma masterclass do Masterchef Australia, mas fiquei bastante excitada com as suas receitas.
Esta, com o original aqui, chamou-me a atenção pelo pesto de espinafres. Em relação ao original, três alterações apenas: usei nozes em vez de pinhões no pesto, usei mini tomates-pera em vez de tomate maior e pincelei a massa filo com azeite, em vez de manteiga.
Fiz duas coisas mal: usei demasiado azeite para pincelar, pelo que a base ficou um pouco gordurosa e devia ter intercalado o tomate com o queijo, para equilibrar melhor o sal. Fora isso, foi uma receita aprovadíssima!!!
*****
Tarte estaladiça de tomate e queijo de cabra com pesto de espinafres
5 folhas de massa filo
1 1/2 mãos cheias de folhas de tomilho fresco
Azeite
1 caixa de mini tomates-pera
1 queijo de cabra
Para o pesto
1 mão cheia de espinafres frescos
1 mão cheia de nozes
1 dente de alho descascado
30 mililitros de azeite
60 gramas de parmesão, ralado no momento
Sal e pimenta a gosto
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Colocar sobre o papel uma folha de massa filo, pincelar com um pouco de azeite e polvilhar com o tomilho. Repetir o processo por mais 4 vezes. Dobrar as pontas da massa e pincelar bem com azeite. Cobrir com papel de alumínio e levar ao forno durante 10-15 minutos, vigiando regularmente para a massa não queimar. Entretanto, colocar os ingredientes do no copo da varinha-mágica e triturar tudo. Tirar a massa do forno, pincelar com o pesto e cobrir com o queijo e o tomate. Levar novamente ao forno até o queijo estar derretido. Servir quente.
Tem um aspecto delicioso e gosto dos sabores todos :) Ver se consigo participar.
ResponderEliminarBeijinhos
As fotos podem não ser as melhores mas mesmo assim ficou com bom aspecto.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/
Adoro os ingredientes utilizados, por isso deve ter ficado deliciosa ;)
ResponderEliminarBjs
Margarida
Só pelos ingredientes, ficou deliciosa certamente.
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou com muito bom ar!
ResponderEliminarComprei no eBay uma softbox e uma lâmpada para melhorar as fotos tiradas sem luz natural mas, ainda não estou totalmente satisfeita com a iluminação artificial.
______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha
feedly - bloglovin' - Facebook