Brownie de chocolate com bolacha de pepitas


Voltei! Foi um mês complicado, física, psicologicamente e em termos de trabalho. Tive mesmo que estar um pouco afastada, mas agora vou retomar as minhas coisas e espero que com toda a força. Desta vez consegui participar no desafio do Dorie às Sextas com uns brownies cobertos de bolacha com pepitas de chocolate. Uma tentação, não?


Nunca tinha feito brownies e, enquanto primeira experiência, correram bastante bem. Ficaram bem molhados na base, mas um pouco altos demais porque fiz metade da receita, mas não tinha uma forma exactamente com metade da capacidade. A cobertura de bolacha ficou leve e estaladiça e liga muito bem com o brownie. A receita usa dois tipos de chocolate, mas eu usei somente o de 70% de sólidos de cacau. De resto, não fiz alterações.


Mais uma receita de sucesso da nossa Dorie. 




*****


Chipster-topped brownies 
"Baking", Dorie Greenspan
Faz 24 brownies

Para a camada de brownie

170 gramas de chocolate preto (bittersweet), cortado grosseiramente
85 gramas de chocolate amargo (unsweetened), cortado grosseiramente
225 gramas de manteiga sem sal, cortada em pedaços
1 2/3 chávenas de açúcar
4 ovos grandes
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de farinha
1 chávena de nozes, cortadas grosseiramente

Para a camada de bolacha

1 1/4 chávenas de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato e sódio
1/2 colher de chá de sal
170 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
3/4 de chávena rasa de açúcar amarelo
2/3 de chávena de açúcar branco
1 ovo grande
1 gema de ovo grande
1 colher de chá de extrato de baunilha
170 gramas de chocolate preto, cortado em pedacinhos ou 1 chávena de chips de chocolate

Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 175ºC. Untar com manteiga uma forma retangular de 23x33 cm, forrá-la com papel vegetal e untar o papel.

Para o brownie

Juntar numa taça os dois chocolates e a manteiga e levar a banho-maria sobre um tacho com água a fervinhar. Mexendo ocasionalmente, aquecer apenas até os ingredientes estarem derretidos, brilhantes e suaves, tendo cuidado para a manteiga não se separar (o que pode acontecer se fcar demasiado quente). Retirar a taça do calor.
Com uma batedeira em velocidade média-alta, bater os ovos com o açúcar até ficarem pálidos, grossos e cremosos. Juntar o sal e a baunilha. Reduzir a velocidade para o mínimo e misturar o chocolate e a manteiga, batendo apenas até ficar incorporado. Raspar a massa dos lados da taça e, ainda na velocidade mínima, adicionar a farinha, batendo apenas até a farinha desaparecer.Com uma espátula de borracha, envolver as nozes e deitar a massa na forma. Reservar.

Para a massa de bolacha

Misturar a farinha,o bicarbonato e o sal. Bater a manteiga e os açúcares em velocidade média-alta até ficar suave e cremoso, durante 3 minutos. Juntar primeiro o ovo inteiro e depois a gema, batendo durante 1 minuto entre cada adição. Juntar a baunilha. Reduzir a velocidade e adicionar os ingredientes secos, batendo apenas até desaparecerem. Ainda em baixa velocidade, misturar o chocolate cortado. Deitar colheradas da massa de bolacha sobre a massa de brownie e, usando a espátula, espalhar a massa com suavidade.

Cozer durante 50-55 minutos ou até a bolacha estar bem dourada e firme. Uma faca inserida até à massa de brownie deverá sair apenas ligeiramente húmida. Retirar do forno e deixar arrefecer à temperatura ambiente. Quando estiver completamente frio, passar uma faca fina pelos lados da massa, desenformar e voltar a virar sobre uma tábua de cortar, ficando a bolacha para cima. Cortar em retângulos de 2,5 x 5 cm e servir simples, com gelado, com natas batidas, com crème fraîche ou com molho de chocolate.

Comentários

  1. Estão lindos e tentadores Susana. Apetece mesmo agarrar um e saborear. Felizmente também consegui participar e fazer a receita e, por isso, vou ter oportunidade de prová-los.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com um aspecto delicioso.

    beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/dorie-as-sextas-e-um-chipster-topped.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares