Grid

sábado, 9 de maio de 2015

Blondie brownies de chocolate branco e framboesa



Que a Dorie Greenspan é uma doceira brilhante, todos nós sabemos. Que ela tem de vez em quando umas... humm... teorias estranhas, também dá para perceber. Mas chamar brownies a este bolinho de chocolate branco, já me parece um pouco exagerado...

 

Blondies até pode ser, por isso chamei-lhes blondie brownies, que me parece bem mais adequado.




Na receita original, há uma cobertura de merengue. Eu cá tive preguiça (e achei excessiva), então deixei-os assim, simples.


Resultado? Uma massa fantástica, húmida e ligeiramente elástica. Uma massa pefeita para uma torta recheada com uma compota ácida, que aliás farei em breve. O sabor é muito bom e os meus ficaram particularmente saborosos porque as amêndoas não chegaram e tive que acrescentar pistácios salgados, o que ligou na perfeição. Cortei no açúcar porque acho o chocolate branco demasiado doce, mas o que é certo é que a acidez das framboesas funciona muito bem para equilibrar os sabores.


Mais uma participação no Dorie às Sextas, que desapareceu literalmente a voar.


*****


Brownies de chocolate branco
Adaptada de Baking, Dorie Greenspan
Faz 32

Para os brownies
2/3 chávena de farinha
1/2 chávena de amêndoa moída (usei 1/4 de amêndoa e 1/4 de pistácios salgados)
1/2 colher de chá de sal (pus apenas uma pitada)
120 gramas de manteiga sem sal, cortada em 8 pedaços
115 gramas de chocolate branco, picado grosseiramente
1 chávena de açúcar (usei 3/4 de chávena)
2 colheres  de sopa de raspa de laranja
4 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de framboesas frescas

Para o merengue (não fiz, mas deixo a receita)
3 claras de ovos à temperatura ambiente
1 pitada de sal
1/2 chávena de açúcar

 Açúcar em pó para enfeitar

Centrar uma grade no forn e pré-aquecê-o a 165ºC. Untar com manteiga uma forma de 23x33 cm, forrar com papel vegetal, untar o papel e polvilhar com farinha, sacudindo o excesso.

Para os brownies

Misturar farinha, amêndoas e sal. Colocar uma tigela à prova de calor sobre um tacho com água a fervinhar. Deitar a manteiga na tigela, juntar o chocolate e mexer frequentemente até o chocolate estar apenas derretido (cuidado, o chocolate branco talha com facilidade). Retirar do lume e reservar.

Numa taça grande, esfregar o açúcar com a raspa de laranja até ficar húmido e aromático. Juntar os ovos e bater em velocidade média-alta até ficar pálido e espumoso. Juntar a baunilha, baixar a velocidade para o mínimo  e misturar a manteiga e o chocolate. Juntar os ingredientes secos, batendo apenas até desaparecerem. Deitar a massa no tabuleiro, cobrir uniformemente com as framboesas e reservar.

Para o merengue

Numa taça grande, bater as claras com o sal até fazerem espuma. Aumentar a velocidade da batedeira e  juntar lentamente o açúcar, batendo até ficarem firmes e brilhantes.

Cozinhar entre 30-35 minutos ou até o merengueestar acastanhado e quebradiço e os brownis começarem a descolar-se das laterais dda forma. Deixar arrefecer.

Cobrir um tapete de silicone ou papel vegetal com o açúcar em pó  e, muito gentilmente para não estragar o merengue, virar os brownies sobre o papel ou tapete. Retirar o papel da cozedura, inverter cuidadosamente sobre uma tábua e cortar em 32 barras com cercade 5,7x3,8 cm.

Polvilhar com açúcar em pó  servir simples ou com coulis de framboesa.

2 comentários:

  1. Bem, cada receita que vejo, um novo desafio.
    Estou a adorar conhecer e espero vir a aprender muito e fazer parte destes grupos de cozinheiros maravilhosos.

    Beijinhos,
    http://teresadeodatotudoaolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...