Bolachas de aveia, chocolate e manteiga de amendoim



Há muito, muito tempo que não fazia umas bolachas tão deliciosas. A combinação da aveia com a manteiga de amendoim e o chocolate é simplesmente fantástica!!! 



Ficaram umas bolachas gigantes pois usei uma colher de sopa para deitar a massa nos tabuleiros. Na próxima vez que as fizer, terei que usar uma colher de chá ou de sobremesa.



Acabei por fazer apenas meia-receita. Não gosto de ter destas coisas pecaminosas em quantidade industrial cá em casa. Afinal, acho que sou a única não-gulosa por estas bandas...


É claro que bolachas assim tão boas tinham que vir do livro da Dorie. E assim, fica mais uma participação no Dorie às Sextas... 


*****


Chunky peanut butter and oatmeal chocolate chipsters 
Dorie Greenspan, Baking

Faz 60 bolachas

3 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada ralada
1/4 colher de chá de sal
225 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 chávena de manteiga de amendoim (com ou sem pedaços)
1 chávena de açúcar branco
1 chávena de açúcar amarelo
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
255 gramas de chocolate picado em pedaços pequenos (ou 1,5 chávenas de pepitas de chocolate)

Colocar duas grades no forno, dividindo em terços. Pré-aquecê-lo a 175ºC e forrar 2 tabuleiros com papel vegetal ou tapetes de silicone.
Misturar a aveia com a farinha, o bicarbonato, as especiarias e o sal.
Numa taça grande, bater a manteiga com a manteiga de amendoim e os dois açúcares em velocidade média até estar suave e cremoso. Juntar os ovos, um de cada vez, batendo 1 minuto entre cada adição, e juntar depois a baunilha, continuando a bater. Reduzir a velocidade para o mínimo e juntar lentamente os ingredientes secos, batendo apenas até estarem misturados. Juntar os pedaços de chocolate. Se possível, refrigerar a massa durante duas horas para fazer bolachas mais perfeitas, retirando a massa com uma colher, fazendo uma bola com as mãos e colocando-as no tabuleiro com 5 cm de distância entre elas e pressionando-as gentilmente com a palma da mão até terem cerca de 1,25 cm de altura; se não for possível esperar, deitar apenas as colheradas de massa nos tabuleiros com 5 cm de distância entre elas.
Levar ao forno durante 13-15 minutos, rodando os tabuleiros e trocando-os em altura ao fim de 7 minutos. Deverão ficar douradas e apenas firmes nas extremidades e deverão ser retiradas dos tabuleiros com uma espátula para arrefecerem. Repetir o processo com a restante massa.


Comentários

  1. Devem ser irresistíveis! Só de olhar para o chocolate ainda derretido, oh, dá-me vontade de devorar logo duas ou três!

    ResponderEliminar
  2. Estas bolachinhas são uma delícia. Eu fiz a receita toda mas coloquei os meus rapazes a levarem para os seus lanches.
    Ficaram deliciosa de certeza como as tuas que têm um óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/dorie-as-sextas-bolachas-de-aveia-e.html?m=0

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana: são mesmo uma delícia estas bolachinhas. Grandes ou pequenas, o que é certo é que ninguém lhes fica indiferente,pois são mesmo boas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Susana,
    foi muito bem escolhida esta receita, cá em casa adoramos bolachinhas e estas têm os ingredientes certos para a gulodice.
    Aqui somos quatro, por isso fiz a receita toda :) sempre se divide "o mal pelas aldeias" :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Deixei escapar mais um desafio, mas ficam já na minha lista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares