Carbonara de courgette



Não sou a maior fã de carbonara. Geralmente acho pesado mas, ao mesmo tempo, pouco substancial. Ou como uma quantidade exgerada (e fico mal-disposta) ou fico com fome. A adição de courgette pareceu-me por isso uma excelente ideia. Acabámos por comer uma carbonara mais saudável e ficámos saciados mais depressa.


Na próxima vez vou cortar a courgette mais fina para absorver melhor o sabor do bacon. Comido no dia seguinte fica ainda melhor, apesar de se perder alguma cremosidade.


Mais uma receita aprovadíssima do Jamie Oliver, e a minha última participação nesta quinzena do Quinze dias com...

*****


Carbonara de courgette
Jamie Oliver, original no Jamie at home ou aqui

6 courgettes médias
450 gramas de fusili
4 gemas
1/2 chávena de natas
2 mãos-cheias de parmesão ralado no momento
Sal marinho e pimenta preta
Azeite
12 fatias grossas de bacon, cortado em tiras
1 ramo de tomilho, apenas as folhas (e as flores, se estiverem na época)

Colocar uma panela grande ao lume com água e sal e deixar ferver. Cortar as courgettes em quartos, descartando o centro, e cortar em tiras finas e, depois, em pedaços do tamanho da massa. Cozer a massa de acordo com as indicações do pacote. Para fazer a carbonara, colocar as gemas numa taça, juntar as natas e metade do parmesão, mexendo com um garfo. Temperar com sal e pimenta e reservar. Aquecer uma frigideira bem grande com azeite, fritar o bacon até ficar escuro e estaladiço. Juntar as courgettes e temperar com pimenta. Polvilhar com as folhas de tomilho e mexer bem de modo a que a courgette tome o sabor do bacon. Deixar fritar até ficar dourada e ligeiramente macia.

Escorrer a massa, reservando um pouco da água da cozedura. Deitar a massa na frigideira, retirar do lume e deitar um pouco da água e o molho de ovos e natas, misturando rapiamente (se cozinhar demais, o molho transforma-se em ovos mexidos). Juntar o resto de parmesão, um pouco de água e mexer até ficar um molho sedoso e brilhante. Polvilhar com as flores de tomilho e um pouco mais de parmesão e servir de imediato.  

Comentários

  1. Olá Susana!!
    Adoro pratos assim bem coloridos!!! Ótima receita!!
    Beijos e uma boa noite pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de courgette.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/tranca-brioche-doce.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares