Grid

domingo, 31 de maio de 2015

Curd de limão


Ora aqui está algo que andava pata experimentar há séculos! Calhou ter uns limões para gastar e uma receita em mente que sairá amanhã e lá pus mãos à obra.


O lemon curd é essencialmente um doce de ovo feito com sumo de limão e manteiga. Por muito que tivesse já ouvido falar do dito, nunca tinha sequer provado e foi uma bela surpresa. Não sou Grande fã de doce de ovo, mas a acidez do limão conquistou-me definitivamente.


Procurei várias receitas mas, uma vez mais, optei por quem não me deixa mal e fiz a da Dorie Greenspan. Magnífica! Esta senhora não desilude... 

*****


Lemon Curd
Dorie Greenspan, Baking

1 1/4 chávenas de açúcar
90 gramas de manteiga sem sal, cortada em 6 pedaços
1 ovo grande
6 gemas de ovo, grandes
Sumo de 4 limões, espremidos no momento 

Colocar todos os ingredientes num tacho com fundo grosso e misturar. Levar a lume brando, mexendo sempre até a manteiga derreter. Aumentar o lume para médio sem parar de mexer, de modo a que o ovo não talhe. A mistura vai engrossar e estará pronta quando se passar o dedo pela colher e deixar uma marca de estrada, sem que o líquido pingue para essa marca. Vai ficar um pouco líquido, mas engrossará quando arrefecer. Colocar num frasco esterilizado e fechar, virando ao contrário para que sele hermeticamente. Aguenta dois meses no frigorífico.

1 comentário:

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...