Grid

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin de Maçã

Há cerca de duas semanas tomei conhecimento do grupo Dorie às Sextas no Facebook, através do blog da Sofia. O conceito é engraçado: de quinze em quinze dias as administradoras do grupo escolhem uma receita do livro Baking, de Dorie Greenspan, e propõem aos membros do grupo que façam essa receita, com ou sem inovações. Quem assim o entender pode mostrar o resultado da sua receita na página. O mais interessante é encontrar várias combinações possíveis de uma mesma receita e ficar a conhecer uma série  de blogs com conteúdos deliciosos, dicas e conselhos diversos e, acima de tudo, uma série de pessoas com gostos parecidos com os nossos. 

Perante tudo isto, pedi para me incluirem no grupo e estreei-me esta semana com uma Tarte Tatin (para quem não conhece, é uma tarte feita ao contrário, com a maçã por baixo e a massa por cima). Já andava para fazer uma há vários meses, mas ainda não se tinha proporcionado. A festa de anos da Cat foi uma óptima desculpa e foi a oportunidade de testar a frigideira de ir ao forno que comprámos no outro dia.

Quando faço uma receita pela primeira vez procuro fazer poucas alterações. Por isso, limitei-me a cortar um pouco no açúcar e a polvilhar as maçãs com canela, já que esta é uma combinação que raramente dispenso. 

São precisas cinco maçãs. As reineta não estavam com o melhor dos aspectos, então comprei Starking, que descasquei, cortei em oitavos e polvilhei com a dita canela. 


Derrete-se cem gramas de manteiga em lume branco, inclinando a frigideira para untar os lados. Retira-se do lume e polvilha-se com meio copo de açúcar (usei branco, mas para a próxima experimento com mascavado, conforme várias sugestões no grupo). 


Dispõe-se as maçãs com a parte redonda para baixo e tenta-se apertar ao máximo porque as maçãs vão encolher com a cozedura.


Leva-se de novo ao lume (médio) e deixa-se ferver durante cerca de quinze minutos. O açúcar vai caramelizar e quando isso acontecer fica com um tom acastanhado. Não sou fã de caramelo, por isso deixei o meu bastante suave. 


Quando estiver pronto, retira-se do lume e cobre-se com massa folhada estendida. Eu usei da congelada, mas pode usar-se da fresca que já vem estendida ou fazê-la em casa (algo em que ainda não me aventurei até à data). Cortei a minha à medida da frigideira, mas podem deixá-la ligeiramente maior ou dobrar as extremidades para um folhado extra.


Vai ao forno até folhar e ficar dourada.


E desenforma-se rapidamente para o prato de serviço.


O cheiro é divinal. O aspecto é o que vêem. O sabor, é incrivelmente leve.


A não perder...

12 comentários:

  1. A não perder mesmo Susana, adorei a receita, a tarte, o teu blog....

    beijinhos e BOM RESTO DE DOMINGO!!

    ResponderEliminar
  2. Ficou maravilhosa, e que belo passo a passo ;)...bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo linda e adorei o passo a passo.
    Estou rendida ao blog. Aliás aos blogs de quem já estou fã.
    AMO as fotos, as descrições, as histórias.
    Bjo doce

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o grupo no facebook, tão pouco o livro.. fiquei curiosa!
    A tatin está uma cara maravilhosa!

    ResponderEliminar
  5. O livro não conheço - ainda não decidi se o compro ou não - mas o grupo vale a pena :)

    ResponderEliminar
  6. eu fui uma das privilegiadas que provou a tarte...estava uma delícia... ;)
    Já me juntei ao grupo e está nos planos fazer a tarte tatin... :)

    http://pedacosdomundomm.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Amanhã ou depois devem publicar a receita para daqui a duas semanas :)

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentei tarte tatin mas está na minha to-do-list. Esta ficou apetitosa.
    E ainda nem me estreei nas Dories...

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  9. Bonjour,je viens de parcourir votre blog,j'ai beaucoup aimé....Je suis tombée sur votre blog il y a quelques mois (en cherchant, justement, la "vraie" recette Et tous ces plats ,vous en avez des recettes !!!!!!! bonne journée la recette que j'ai ne me satisfait pas ,je suis très preneuse !! merci par avance
    j'ais déjà traité un site comme ca
    recette patisserie
    recette quiche lorraine
    recette couscous
    Couscous recipe
    Recette Thermomix
    Recette cookies
    Recette crepe
    gateau au yaourt
    Recette moelleux au chocolat
    Dessert rapide
    Recette tiramisu
    Recette paella
    Recette punch
    Recette pancakes
    Recette crumble
    Je viens de tester ta recette, elle est parfaite. Je vais bientôt la publier sur mon blog !! :) Merci pour cette super recette.

    ResponderEliminar

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...