Tarte Tatin de Maçã

Há cerca de duas semanas tomei conhecimento do grupo Dorie às Sextas no Facebook, através do blog da Sofia. O conceito é engraçado: de quinze em quinze dias as administradoras do grupo escolhem uma receita do livro Baking, de Dorie Greenspan, e propõem aos membros do grupo que façam essa receita, com ou sem inovações. Quem assim o entender pode mostrar o resultado da sua receita na página. O mais interessante é encontrar várias combinações possíveis de uma mesma receita e ficar a conhecer uma série  de blogs com conteúdos deliciosos, dicas e conselhos diversos e, acima de tudo, uma série de pessoas com gostos parecidos com os nossos. 

Perante tudo isto, pedi para me incluirem no grupo e estreei-me esta semana com uma Tarte Tatin (para quem não conhece, é uma tarte feita ao contrário, com a maçã por baixo e a massa por cima). Já andava para fazer uma há vários meses, mas ainda não se tinha proporcionado. A festa de anos da Cat foi uma óptima desculpa e foi a oportunidade de testar a frigideira de ir ao forno que comprámos no outro dia.

Quando faço uma receita pela primeira vez procuro fazer poucas alterações. Por isso, limitei-me a cortar um pouco no açúcar e a polvilhar as maçãs com canela, já que esta é uma combinação que raramente dispenso. 

São precisas cinco maçãs. As reineta não estavam com o melhor dos aspectos, então comprei Starking, que descasquei, cortei em oitavos e polvilhei com a dita canela. 


Derrete-se cem gramas de manteiga em lume branco, inclinando a frigideira para untar os lados. Retira-se do lume e polvilha-se com meio copo de açúcar (usei branco, mas para a próxima experimento com mascavado, conforme várias sugestões no grupo). 


Dispõe-se as maçãs com a parte redonda para baixo e tenta-se apertar ao máximo porque as maçãs vão encolher com a cozedura.


Leva-se de novo ao lume (médio) e deixa-se ferver durante cerca de quinze minutos. O açúcar vai caramelizar e quando isso acontecer fica com um tom acastanhado. Não sou fã de caramelo, por isso deixei o meu bastante suave. 


Quando estiver pronto, retira-se do lume e cobre-se com massa folhada estendida. Eu usei da congelada, mas pode usar-se da fresca que já vem estendida ou fazê-la em casa (algo em que ainda não me aventurei até à data). Cortei a minha à medida da frigideira, mas podem deixá-la ligeiramente maior ou dobrar as extremidades para um folhado extra.


Vai ao forno até folhar e ficar dourada.


E desenforma-se rapidamente para o prato de serviço.


O cheiro é divinal. O aspecto é o que vêem. O sabor, é incrivelmente leve.


A não perder...

Comentários

  1. A não perder mesmo Susana, adorei a receita, a tarte, o teu blog....

    beijinhos e BOM RESTO DE DOMINGO!!

    ResponderEliminar
  2. Ficou maravilhosa, e que belo passo a passo ;)...bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Ficou mesmo linda e adorei o passo a passo.
    Estou rendida ao blog. Aliás aos blogs de quem já estou fã.
    AMO as fotos, as descrições, as histórias.
    Bjo doce

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o grupo no facebook, tão pouco o livro.. fiquei curiosa!
    A tatin está uma cara maravilhosa!

    ResponderEliminar
  5. O livro não conheço - ainda não decidi se o compro ou não - mas o grupo vale a pena :)

    ResponderEliminar
  6. eu fui uma das privilegiadas que provou a tarte...estava uma delícia... ;)
    Já me juntei ao grupo e está nos planos fazer a tarte tatin... :)

    http://pedacosdomundomm.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Amanhã ou depois devem publicar a receita para daqui a duas semanas :)

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentei tarte tatin mas está na minha to-do-list. Esta ficou apetitosa.
    E ainda nem me estreei nas Dories...

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares