Grid

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Um senhor bolo para comemorar os 37


Já andava de olho neste bolo há um tempo. Bolo de cenoura com cobertura de queijo creme... como não querer fazer? E o aspecto?


Há muito tempo que não fazia um bolo para o meu aniversário, mas decidi que deste ano não iria falhar. Afinal, não podemos fazer bolos apenas para os outros! 



E que bolo! Três camadas de uma delícia de cenoura, com um creme fantástico. Cortei imensamente no açúcar da cobertura, com ganho, na minha opinião. E ficou maravilhoso. Gigante, mas maravilhoso.


E foi mais uma receita dessa doceira genial que é a Dorie Greenspan. Desafio do Dorie às Sextas, claro está!

*****

Bill's Big Carrot Cake 
"Baking", Dorie Greenspan

Para o bolo

2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela moída
3/4 de colher de chá de sal
3 chávenas de cenoura ralada
1 chávena de mistura de nozes e de pecans, cortadas grosseiramente
1 chávena de coco ralado
1/2 chávena de arandos secos
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo de cártamo
4 ovos grandes

Para a cobertura

220 gramas de queijo-creme, à temperatura ambiente
120 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 3/4 chávenas de açúcar em pó peneirado (3 3/4chávenas no original)
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 chávena de coco ralado

Nozes e pecans tostadas e picadas finamente e coco ralado tostado para enfeitar

Colocar duas grades no forno e pré-aquecê-lo a 190ºC. Untar três formas redondas de 23x5 cm, polvilhá-las com farinha e sacudir o excesso. Colocar duas formas num tabuleiro e a terceira noutro.
Misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Noutra taça, misturar as cenouras, as nozes, o coco e os arandos. Numa batedeira de pé ou com uma batedeira manual, bater o açúcar e o óleo em velocidade média até ficar suave. Juntar os ovos um a um, continuando a bater até a massa estar ainda mais suave. Reduzir a velocidade ao mínimo e juntar a mistura da farinha, batendo apenas até os ingredientes secos desaparecerem. Misturar gentilmente a mistura das nozes com a cenoura. Dividir a massa pelas formas e levar ao forno durante 40 a 50 minutos, assand as formas de baixo para cima e de frente para trás a meio do tempo, de modo a que os bolos cozam uniformemente. Retirar do forno quando se inserir uma faca no centro e esta sair limpa e os bolos começarem a descolar-se dos lados das formas. Deixar arrefecer durante cinco minutos e desenformar passando uma faca nos lados dos bolos. Invertê-los e deixar arrefecer à temperatura ambiente, com o topo para cima.

Para a cobertura

Numa batedeira eléctrica ou manual, bater o queijo creme com a manteiga até ficar cremoso. Juntar o açúcar e continuar a bater até estar aveludado. Juntar o sumo ou o extracto de limão. Juntar o coco ralado a metade da cobertura.

Montar o bolo

Colocar um bolo com o topo para cima num prato de servir. Se se tiver juntado o coco a metade da cobertura, cobrir generosamente a primeira camada com esta mistura, caso contrário, usar a cobertura simples. Usar uma espátula ou uma colher para alisar a cobertura até aos extremos do bolo. Cobrir com o segundo bolo, desta vez com a parte de cima virada para baixo. Cobrir com o restante creme com coco, ou com o simples caso não se use o primeiro. Cobrir com o terceiro bolo, o topo virado para cima, e cobri-lo com o creme. Pode cobrir-se apenas o topo ou também os lads do bolo. Finalizar com um pouco de creme trabalhado no saco de pasteleiro e polvilhar com as nozes, se assim se desejar. Refrigerar durante 30 minutos antes de servir.

8 comentários:

  1. Olá,

    Ficou lindo o teu bolo e com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/dorie-as-sextas-e-bill-bigs-carrots.html

    ResponderEliminar
  2. Parabéns :D!
    Engraçado, dantes tinha por princípio nunca fazer bolos de anos para mim mesma (mais expressamente bolos para efeito de colocação de velas haha), mas hoje em dia concordo: faço para toda a gente, porque não para mim!? O mais engraçado é que aqui na Alemanha, sempre que levava bolo para oferecer para a faculdade, me perguntavam sempre se eu fazia anos... e eu ficava a pensar: ora essa, se fizesse anos porque é que ia andar (eu mesma) a oferecer bolo (aos outros)!?
    O bolo está mesmo com bom aspecto, super bonito e adorei a cobertura ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Eu também não costumo fazer o meu bolo de aniversário, mas este ano teve que ser :) Um beijo!!!

      Eliminar
  3. Olá Susana: já te tinha dado os parabéns no FB,mas agora vejo que resolveste celebrar o teu aniversário com este magnífico bolo. Belíssima escolha, porque se foi como na minha casa, não sobrou uma migalhinha para contar a história. O teu está lindo!!! E mais uma vez: parabéns.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    O bolo está com "aquele" aspeto...

    ResponderEliminar

Pin it

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...