Um senhor bolo para comemorar os 37


Já andava de olho neste bolo há um tempo. Bolo de cenoura com cobertura de queijo creme... como não querer fazer? E o aspecto?


Há muito tempo que não fazia um bolo para o meu aniversário, mas decidi que deste ano não iria falhar. Afinal, não podemos fazer bolos apenas para os outros! 



E que bolo! Três camadas de uma delícia de cenoura, com um creme fantástico. Cortei imensamente no açúcar da cobertura, com ganho, na minha opinião. E ficou maravilhoso. Gigante, mas maravilhoso.


E foi mais uma receita dessa doceira genial que é a Dorie Greenspan. Desafio do Dorie às Sextas, claro está!

*****

Bill's Big Carrot Cake 
"Baking", Dorie Greenspan

Para o bolo

2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela moída
3/4 de colher de chá de sal
3 chávenas de cenoura ralada
1 chávena de mistura de nozes e de pecans, cortadas grosseiramente
1 chávena de coco ralado
1/2 chávena de arandos secos
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo de cártamo
4 ovos grandes

Para a cobertura

220 gramas de queijo-creme, à temperatura ambiente
120 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 3/4 chávenas de açúcar em pó peneirado (3 3/4chávenas no original)
1 colher de sopa de sumo de limão
1/2 chávena de coco ralado

Nozes e pecans tostadas e picadas finamente e coco ralado tostado para enfeitar

Colocar duas grades no forno e pré-aquecê-lo a 190ºC. Untar três formas redondas de 23x5 cm, polvilhá-las com farinha e sacudir o excesso. Colocar duas formas num tabuleiro e a terceira noutro.
Misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Noutra taça, misturar as cenouras, as nozes, o coco e os arandos. Numa batedeira de pé ou com uma batedeira manual, bater o açúcar e o óleo em velocidade média até ficar suave. Juntar os ovos um a um, continuando a bater até a massa estar ainda mais suave. Reduzir a velocidade ao mínimo e juntar a mistura da farinha, batendo apenas até os ingredientes secos desaparecerem. Misturar gentilmente a mistura das nozes com a cenoura. Dividir a massa pelas formas e levar ao forno durante 40 a 50 minutos, assand as formas de baixo para cima e de frente para trás a meio do tempo, de modo a que os bolos cozam uniformemente. Retirar do forno quando se inserir uma faca no centro e esta sair limpa e os bolos começarem a descolar-se dos lados das formas. Deixar arrefecer durante cinco minutos e desenformar passando uma faca nos lados dos bolos. Invertê-los e deixar arrefecer à temperatura ambiente, com o topo para cima.

Para a cobertura

Numa batedeira eléctrica ou manual, bater o queijo creme com a manteiga até ficar cremoso. Juntar o açúcar e continuar a bater até estar aveludado. Juntar o sumo ou o extracto de limão. Juntar o coco ralado a metade da cobertura.

Montar o bolo

Colocar um bolo com o topo para cima num prato de servir. Se se tiver juntado o coco a metade da cobertura, cobrir generosamente a primeira camada com esta mistura, caso contrário, usar a cobertura simples. Usar uma espátula ou uma colher para alisar a cobertura até aos extremos do bolo. Cobrir com o segundo bolo, desta vez com a parte de cima virada para baixo. Cobrir com o restante creme com coco, ou com o simples caso não se use o primeiro. Cobrir com o terceiro bolo, o topo virado para cima, e cobri-lo com o creme. Pode cobrir-se apenas o topo ou também os lads do bolo. Finalizar com um pouco de creme trabalhado no saco de pasteleiro e polvilhar com as nozes, se assim se desejar. Refrigerar durante 30 minutos antes de servir.

Comentários

  1. Olá,

    Ficou lindo o teu bolo e com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/dorie-as-sextas-e-bill-bigs-carrots.html

    ResponderEliminar
  2. Parabéns :D!
    Engraçado, dantes tinha por princípio nunca fazer bolos de anos para mim mesma (mais expressamente bolos para efeito de colocação de velas haha), mas hoje em dia concordo: faço para toda a gente, porque não para mim!? O mais engraçado é que aqui na Alemanha, sempre que levava bolo para oferecer para a faculdade, me perguntavam sempre se eu fazia anos... e eu ficava a pensar: ora essa, se fizesse anos porque é que ia andar (eu mesma) a oferecer bolo (aos outros)!?
    O bolo está mesmo com bom aspecto, super bonito e adorei a cobertura ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Eu também não costumo fazer o meu bolo de aniversário, mas este ano teve que ser :) Um beijo!!!

      Eliminar
  3. Olá Susana: já te tinha dado os parabéns no FB,mas agora vejo que resolveste celebrar o teu aniversário com este magnífico bolo. Belíssima escolha, porque se foi como na minha casa, não sobrou uma migalhinha para contar a história. O teu está lindo!!! E mais uma vez: parabéns.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    O bolo está com "aquele" aspeto...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares