Salada César com ovo a (e de) babar



De volta aos desafios do Quinze dias com... É ridículo não participar no meu próprio grupo, mas não vou voltar a queixar-me do mau momento que ando a passar, por isso o que importa é estar a vir à superfície a pouco e pouco.


O convidado da quinzena é o Curtis Stone, um rapaz que para além de bom cozinheiro dá para lavar devidamente a vista. Na primeira de duas receitas que fiz trago uma salada césar com ovo escalfado. Adoro salada césar e esta ficou bem interessante, com um waffer de parmesão e um belo ovo a babar.


Optei por deixar a alface inteira e não usei manteiga nos croutons. De resto, fui bastante fiel à receita original. Ficou deliciosa.

*****

Salada César com Ovo Escalfado
Curtis Stone, original aqui

Quantidades para duas pessoas

Meia chávena de parmesão, ralado no momento num ralador com aberturas grandes
Presunto em fatias finas
Uma baguete pequena, sem côdea e cortada em cubos
Azeite
Folhas interiores de uma alface grande
Dois ovos
1/4 de chávena de vinagre
Pimenta

Para o molho

Um dente de alho sem pele
Dois filetes de anchova
1/4 de chávena de sumo de limão espremido no momento
1 gema de ovo
1/3 de chávena de parmesão ralado finamente
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1/2 chávena de azeite
1/4 de chávena de óleo
1 colher de sopa de água (opcional)

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Num tabuleiro forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone, dispor o parmesão ralado grosseiramente em dois círculos, de modo a formar waffers finas. Colocar, ligeiramente afastadas, as fatias de presunto. Levar ao forno durante dez minutos, até o presunto estar estaladiço e as waffers douradas. Deixar arrefecer e reservar.

Cortar a baguete em cubos. Levar uma frigideira ao lume com azeite e envolver bem o pão, deixando fritar ligeiramente. Temperar com pimenta (prefiro não pôr sal, já que o prato é bastante salgado) e levar ao forno até ficarem dourados, virando de vez em quando para não queimar. Retirar do forno e reservar.

Levar ao lume uma panela com água e o vinagre e deixar ferver. Pode juntar-se uma pitada de sal, mas eu prefiro simples pois o prato já é salgado.

Preparar o molho. No copo da varinha-mágica, juntar o alho, os filetes, o sumo de limão, a gema de ovo, o parmesão e a mostarda e triturar. Aos poucos, juntar o azeite e o óleo e emulsionar até ficar um creme espesso. Se necessário, juntar um pouco de água e mexer bem para ficar mais leve. Reservar.

Partir cuidadosamente o ovo para uma taça. Com uma vara de arames, mexer a água e o vinagre que estão ao lume de modo a fazer um remoínho. deitar o ovo no centro do remoínhoe deixar cozer durante cerca de 3 minutos. Retirar comuma escumadeira e escorrer sobre papel de cozinha. Repetir para o outro ovo.

Montar a salada. Colocar as folhas de alface, inteiras ou partidas em pedaços, no fundo de um prato. Espalhar bem parte do molho por cima delas. Espalhar os croutons, colocar a waffer de queijo e os pedaços de presunto sobre a alface e o ovo sobre a waffer. Deliciar-se.


Comentários

  1. Essa salada ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-1-menu.htm


    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares